Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Americana Saúde

Paciente se recupera da Covid-19 e tem alta do Hospital Unimed Americana

Flávio Galinari, de 48 anos, foi o primeiro a ser internado para tratamento da doença na UTI da unidade de saúde

 

Após permanecer 19 dias internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Unimed Americana para tratamento de complicações causadas pela Covid-19, o paciente Flávio Galinari, de 48 anos, morador do bairro Jardim Novo Paraíso, de Americana, teve alta nesta sexta-feira (17). Ele é o primeiro paciente com a confirmação da doença a ser internado na unidade de saúde.

 

O paciente, que trabalha como motorista, chegou ao hospital no dia 30 de março após piora de um quadro de falta de ar, tosse seca e febre, sintomas que tiveram início sete dias antes da hospitalização, após uma viagem que fez para um cruzeiro. Com a alta, o paciente poderá seguir sem restrições por já ter cumprido o período de 14 dias de isolamento, determinado pelo Ministério da Saúde.

 

“Todo o tratamento do paciente foi realizado segundo o protocolo de atendimento da instituição, que é baseado nas recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde”, ressaltou a diretora de Provimento da Saúde, a médica Elisangela Campaner Tribulatto.

 

Vida nova

 

A alta do paciente foi comemorada por toda a equipe assistencial e multidisciplinar do Hospital Unimed Americana.

 

Para Flávio Galinari, a sensação é de nascer de novo. Ele reforçou a importância do isolamento para evitar o contágio da doença e agradeceu a todos pelo tratamento, que resultou em sua recuperação.

 

“Só tenho a agradecer a Deus e às mãos abençoadas que cuidaram de mim aqui no hospital. O cuidado que eles têm com a gente é demais, da limpeza até o médico, todos excelentes, fui muito bem tratado, só tenho a agradecer por tudo. A sensação agora é de ter uma vida nova porque o sofrimento é muito grande”, disse, emocionado.

 

A esposa, Solange Galinari, 43 anos, falou que os dias à espera da recuperação foram de fé e esperança.

 

“É algo inexplicável, foram dias angustiantes, sofridos, mas sempre entregando nas mãos de Deus porque Ele é maior e sabe a hora certa. Isso nos ensinou a amar mais, a perdoar mais, a respeitar mais, e dar valor a algo que às vezes deixamos para trás”, destacou.

 

Na saída do hospital, o paciente também foi homenageado por familiares e amigos, que o receberam com aplausos, cartazes e balões.

 

 

Preparação para a Covid-19

 

Desde o surgimento dos primeiros casos do novo coronavírus no Brasil, a Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana colocou em prática um plano de contingência, baseado em recomendações da autoridade sanitária local e do Ministério da Saúde, que inclui a criação do Comitê de Crise do Covid-19 e a centralização do atendimento de pacientes com sintomas da doença em uma área específica – o Anexo Hospitalar.

 

Além disso, uma ala inteira do Hospital Unimed Americana foi equipada com ventiladores mecânicos e monitores para atender exclusivamente pacientes com sintomas leves, moderados e graves da doença.

 

Outras medidas foram a suspensão das cirurgias eletivas, a restrição das visitas visando a segurança dos beneficiários e a destinação de três salas de isolamento no Pronto Atendimento.

 

Canais de orientação

 

Para evitar o deslocamento de pacientes com sintomas leves até o Anexo Hospitalar, a Unimed disponibiliza alguns canais de orientação sobre o Covid-19:

– “Alô, Unimed”, um canal telefônico disponível 24 horas para orientações médicas aos nossos beneficiários pelo número 0800 770 2696

– Triagem on-line e orientações de profissionais de saúde e médicos via teleassistência pelo App Unimed SP Cliente, disponível para os beneficiários do plano de saúde

 

 

Fotos: Divulgação