O vereador Felipe Corá apresentou, nesta segunda-feira (10), uma Moção de Aplauso em reconhecimento ao trabalho de Frei Gilson, sacerdote da Congregação Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo. A homenagem destaca a dedicação do religioso à evangelização, ao fortalecimento da fé cristã e à propagação de valores morais e espirituais no Brasil, mas também provocou polêmicas dentro e fora da Casa Legislativa.
Na moção, o vereador enaltece o impacto do trabalho de Frei Gilson, que tem alcançado milhões de fiéis por meio de suas pregações e músicas, tanto em eventos religiosos quanto na Internet. Segundo o texto, o sacerdote se consolidou como uma das principais vozes da evangelização católica no país, levando mensagens de esperança e reflexão espiritual a diversas comunidades.
O documento também ressalta a conexão de Frei Gilson com Santa Bárbara d’Oeste. O primeiro DVD do religioso foi gravado na Casa de Maria, um marco importante em sua carreira musical e evangelizadora. “Esse momento especial na vida do sacerdote enaltece ainda mais a ligação dele com nossa cidade”, comentou o vereador Felipe Corá.
A moção também aborda recentes ataques recebidos por Frei Gilson em razão de sua participação em conteúdos da produtora Brasil Paralelo, reconhecida por seu viés conservador. De acordo com o texto, as críticas representam uma tentativa de deslegitimar sua missão religiosa e cercear sua liberdade de expressão.
“O compromisso de Frei Gilson com a fé não deve ser distorcido por disputas ideológicas ou perseguições políticas”, defendeu o vereador. Ele também enfatizou a importância de a Casa Legislativa se posicionar em defesa da liberdade religiosa e de opinião, valores garantidos pela Constituição Brasileira.
Um dado que chamou atenção foi o pico de mais de 1,3 milhão de dispositivos conectados no quinto dia de orações do rosário transmitido no canal do Frei Gilson durante a Quaresma. A mobilização, alcançada por volta das 5h30 desta segunda-feira, evidencia a força de sua mensagem e a fé de seus seguidores, mesmo em meio aos ataques sofridos nas redes sociais.
Repercussão na sociedade
A Moção de Aplauso gerou reações diversas. Enquanto muitos munícipes e féis elogiaram a iniciativa, outros questionaram o uso da tribuna para discutir questões religiosas em um espaço político. A proposta agora aguarda aval dos vereadores para sua aprovação.
Com a apresentação da moção, o vereador Felipe Corá reforça seu compromisso com a liberdade de expressão e a pluralidade de ideias, destacando a relevância de Frei Gilson na disseminação de valores cristãos em Santa Bárbara d’Oeste e em todo o Brasil.
VEJA TAMBÉM
Vereador Juca Boltolucci quer inclusão do IML na homenagem ‘Policial Padrão’
Vereador Marcelo Cury solicita limpeza na Creche Nelson Sartori
Musical I Am the way celebra a Páscoa na Igreja Lagoinha de Americana