O vereador Celso Ávila (PV) protocolou, hoje (29), o Projeto de Lei 64/2019, que institui a Semana Municipal do Artesão e o Dia do Artesão em Santa Bárbara d’Oeste, a ser realizado na semana que compreender o dia 19 de março. De acordo com a propositura, a Semana Municipal do Artesão tem por finalidade realizar ações no intuito de incentivar o comércio de artesanato, bem como a valorização do artesão.
Segundo o projeto, competirá à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo a execução das atividades elencadas no decorrer da Semana Municipal do Artesão e a organização em parceria com uma comissão composta pelos artesãos e secretaria de Cultura. Essa semana terá o intuito de informar a população sobre a importância do artesão para a economia local; e de estimular a realização de palestras, cursos, oficinas, e eventos que comercializem os artesanatos produzidos no município de Santa Bárbara d’Oeste.
Na exposição de motivos, o vereador afirma que o Brasil tem cerca de 10 milhões de artesãos, “gente criativa que vive de bordar, costurar e esculpir, e que comercializa seus produtos em diferentes espaços como feiras, mercados ou centros de artesanato”, afirmou. Ele destaca ainda que com a venda de suas peças, os artesãos movimentam a economia local, geram emprego e renda não só para a família do artista, como também para toda a sua comunidade. “Apesar da importância econômica, o artesão só passou a ter direito a carteira nacional do artesão, linhas de crédito e qualificação com a sanção de lei federal em 2015”, ressaltou Ávila.






