O vereador Celso Ávila é autor do Requerimento de Informações nº 461/2025, protocolado na última segunda-feira (11), por meio do qual questiona a Administração Municipal sobre a aplicação da Lei Municipal nº 3.753, da qual é autor, que proíbe a venda e o uso do cerol e de qualquer substância cortante nas linhas destinadas a empinar papagaios, pipas e similares em Santa Bárbara d’Oeste.
A medida, segundo o parlamentar, busca reforçar a fiscalização e prevenir acidentes graves, já que o uso de linhas cortantes representa um risco à vida de pedestres, ciclistas e, principalmente, motociclistas. Ávila destaca dados divulgados pela campanha “Cerol Não”, mostrando que, somente em 2024 na capital paulista, foram registrados 1.326 acidentes envolvendo linhas com cerol. “O cenário é alarmante: 57% dos acidentes registrados em rodovias resultaram em mortes, sendo que as motocicletas lideram as ocorrências fatais, representando 27% das vítimas”, alerta o vereador.
Para o autor, a fiscalização e a conscientização são fundamentais para evitar tragédias. “Precisamos garantir que a lei seja efetivamente cumprida e que a população tenha clareza sobre os riscos e as consequências do uso de linhas cortantes. Segurança deve ser prioridade”, afirmou Ávila.
VEJA TAMBÉM
Câmara Municipal vota projetos e moções na 32ª Reunião Ordinária desta terça-feira
Deputado propõe que Alesp preste homenagem aos EUA por combate ao tráfico de drogas
Projeto de deputado do União Brasil permite atendimento a crianças e adolescentes em Delegacias da Mulher