28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vereador Carlão Motorista questiona Prefeitura sobre número de leitos hospitalares e de UTI no Município

Compartilhe essa notícia!

O vereador Antônio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT), protocolou, hoje (5), moção de apelo ao Poder Executivo a respeito da instalação, desde 2013, de leitos hospitalares e de UTI em Santa Bárbara d’Oeste. O parlamentar também questiona os procedimentos de distribuição de vagas via Sistema CROSS.

Antes de apresentar os questionamentos, o parlamentar ressalta que já se tornou rotineira a veiculação de notícias que tratam sobre pessoas que necessitam de leitos hospitalares e de UTI, mas que acabam passando dias à espera por vagas em prontos-socorros do Município. Carlão também lembra que, por diversas vezes, o Legislativo barbarense aprovou a destinação de verbas provenientes do Poder Executivo para o Hospital Santa Bárbara.  Além disso, o vereador destaca que, apesar de o sistema CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) ser gerido pelo Governo do Estado de São Paulo, cabe ao Município também realizar investimentos na área de saúde para atender a população.

No requerimento, ele indaga o número de leitos hospitalares e de UTI instalados anualmente no Município desde 2013, assim como o total de leitos hoje em Santa Bárbara d’Oeste. O vereador também questiona o valor médio para a instalação de um leito hospitalar simples e de um leito de UTI e quais são os equipamentos necessários para cada uma dessas modalidades. Ainda no pedido de informações, o parlamentar questiona se o Município é obrigado a aderir ao sistema CROSS e quais são os benefícios desse sistema, uma vez que são frequentes os relatos de pacientes que aguardam dias por uma vaga em UTI. Por fim, Carlão Motorista questiona o número de pacientes internados em UTI no Município e, desse total, quantos são barbarenses, assim como o número de munícipes internados em UTI de outras cidades.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!