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Veja o que é mito e o que é verdade sobre alimentação durante a amamentação

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Foto: Karina Zambrana – ASCOM/MS

Após o nascimento do bebê, uma das dúvidas mais frequentes das mães diz respeito ao que se deve ou não comer durante o período de amamentação. “O que a mãe ingere, o organismo metaboliza e leva para o bebê através do leite. Entretanto, não significa que o alimento fará mal a ele”, explica o nutricionista Felipe Rizzetto, do Hospital Federal da Lagoa/RJ. Antes de acreditar em tudo o que dizem por aí, é importante ouvir os profissionais de saúde. Por isso, confira abaixo o que é mito e o que é verdade acerca do tema.

A alimentação da mãe reflete no leite? Verdade.
Sem dúvida. Tudo o que mãe ingere passa para o leite materno. É importante apostar em um cardápio balanceado durante o aleitamento.

Cerveja preta aumenta a produção de leite? Mito.
Apesar de a bebida estar associada à produção de prolactina (hormônio que estimula a produção de leite), bebidas alcoólicas são proibidas durante o período da amamentação.

A amamentação é um período que requer uma alimentação mais calórica? Verdade.
Sim, porque a produção de leite materno consome muita energia, cerca de 700 calorias ao dia. Por isso, a mulher tem mais fome e sede. Fazer uma dieta mais calórica não significa que a mãe vai engordar. É preciso se alimentar melhor e mais vezes ao longo dia.

Alho e cebola podem causar alteração no gosto do leite? Verdade.
O alho e a cebola acentuam o cheiro e sabor do leite, fazendo com que o bebê o rejeite. Caso aconteça, a mãe precisa interromper a ingestão destes alimentos. Ela pode voltar a consumi-los após algumas semanas, em menores quantidades.

Alimentos como feijão podem favorecer a formação de gazes na mãe? Verdade.
Feijão, lentilha, ervilha e grão de bico, por exemplo, podem favorecer a formação e aumento de gazes na mãe. Além disso, eles provocam desconforto intestinal no recém-nascido. Apesar de serem ricos em nutrientes, é bom diminuir seu consumo.

Algumas frutas podem desencadear processo alérgico? Verdade.
Em geral as frutas cítricas, como laranja, kiwi, abacaxi e morango podem desencadear reações alérgicas e  desconforto gastrintestinal.

Chocolate em excesso aumenta a incidência de cólicas do bebê? Verdade.
Se o chocolate for consumido em excesso, pode causar irritabilidade, insônia e cólicas.

Fonte: Érica Santos / Agência Saúde

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