fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Veja como evitar fungos e outros micro-organismos na sua cama

Travesseiro, coberta e lençóis podem esconder mais perigos do que aparentam, mas hábitos simples ajudam a manter o seu quarto protegido.

 

O quarto costuma ser o lugar onde a gente descansa e se sente seguro dos perigos. Contudo, você sabia que pode não estar sozinho lá? Vários outros seres vivos têm o hábito de se esconderem e multiplicarem na cama, bem no meio dos nossos lençóis. Eles são tão pequenos que a gente não vê.

 

Por mais que tudo pareça limpo e em ordem, é muito provável que você já tenha dormido junto de fungos, vírus, bactérias, ácaros, restos de sujeira e pele morta. Eles se acumulam nos tecidos que a gente usa na cama e podem causar ou agravar problemas de saúde, como alergias, micoses, rinite e asma.

 

Ficou assustado? Com uma série de bons hábitos de higiene, é possível evitar que esses micro-organismos se proliferem na sua cama. Quer saber quais hábitos são esses? Confira as dicas a seguir.

Tome banho antes de deitar

Esta dica é especialmente válida se você sair de casa, pois, na rua, estamos expostos a todo tipo de micro-organismo. Mesmo no seu lar, você entra em contato com muitos deles e, com certeza, não quer levá-los para a cama. Além disso, um banho quentinho te ajuda a relaxar e dormir melhor.

Não coloque objetos em cima

Muita gente tem o hábito de chegar em casa e jogar tudo em cima da cama. Essa não é uma boa ideia pelos motivos que já explicamos no tópico acima. Subir na cama de sapatos, então, nem pensar. Toalha molhada é outro objeto que deve ficar longe.

Troque as roupas de cama

Lençóis e fronhas devem ser lavados, pelo menos, uma vez por semana. O ideal é não misturá-los com outras roupas e deixar que sequem em local arejado. Colchas e cobertores podem ficar mais tempo sem lavar, mas não muito e desde que você não se deite sobre eles.

 

Não coma no quarto

Além de serem sujeira por si só, farelos e restos de comida servem de alimento para micro-organismo indesejados. Cama é lugar de dormir. Então, se possível, o ideal é nem ter TV no quarto, justamente para mantê-lo mais limpo para a hora do descanso.

Use capas nos colchões

Os colchões também precisam ser higienizados periodicamente. Portanto, usar capas é um jeito de facilitar esse processo. Você pode trocá-las uma vez por mês, por exemplo. Mesmo assim, de tempos em tempos, é bom fazer uma limpeza a seco nos colchões.

Faça o mesmo com os travesseiros

Assim como nos colchões, usar capas nos travesseiros e trocá-las periodicamente é muito importante. Em geral, não é recomendado lavar os travesseiros, pois eles podem não secar corretamente, e ambientes úmidos são um convite à proliferação de micro-organismos indesejados.

Evite dormir com os animais

Eles são fofinhos e muita gente não os resiste, mas a verdade é que levam sujeira para a cama. Além disso, soltam pelos. Por isso, o ideal é não dormir com os animais. Se for fazer isso, pelo menos, troque a roupa de cama com mais frequência.

Abra as janelas

Manter o quarto sempre arejado também é um ótimo jeito de expulsar os invasores. Se possível, deixe o ambiente tomar um pouco de sol durante o dia, pois o calor e a luz também ajudam a protegê-lo.

Guarde cobertores e mantas

Ninguém vai lavar essas peças toda semana, por isso, elas precisam ser guardadas em locais seguros, sempre que não estiverem sendo utilizadas. No entanto, é importante garantir que o lugar escolhido seja seco e esteja sempre limpinho.

Comentários