29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Veja 15 atualidades que podem cair no vestibular

Compartilhe essa notícia!

Geometria, leis da física, guerras mundiais, teoremas e equações… todos são assuntos que você deve estudar e revisar constantemente. Mas e quanto aos assuntos da atualidade em 2021? Eles também são bastante importantes no seu vestibular.

É importante se preparar de mais de uma forma: elaborando um plano de estudos, fazendo simulados para o vestibular, cuidando da própria saúde e acompanhando as atualidades.

Alunos que se mantêm informados sobre os temas da atualidade, enquanto estudam as matérias tradicionais, costumam pontuar melhor nos vestibulares. Afinal, eles atendem ao olhar multidisciplinar comum nessas provas.

Mas quais são os temas mais atuais para as provas? Prossiga com a leitura do artigo e veja as atualidades do mundo e do Brasil!

 

  • Assuntos da atualidade em 2021: o que pode cair no seu vestibular?

“Os temas atuais são importantes na prova para estimular uma formação mais reflexiva dos jovens brasileiros.”

Antes de entrar nos temas da atualidade, é importante definir uma coisa: as provas de vestibular são feitas com grande antecedência. Por exemplo, a prova do ENEM é elaborada pelo menos 4 meses antes da aplicação.

Dessa forma, temas muito atuais acabam não entrando na prova. Contudo, assuntos anteriores ao prazo de elaboração do vestibular podem estar presentes no teste. Aqui vão alguns assuntos da atualidade em 2021!

 

  1. Governo Bolsonaro

Desde sua posse em 1º de janeiro de 2019, o presidente Jair Bolsonaro tem colecionado polêmicas que podem gerar assuntos na prova:

  • Concessão da base de Alcântara para os americanos;
  • Atuação na Amazônia;
  • Reforma da Previdência;
  • Estatuto de armas;
  • Atuação no combate à COVID-19.

Boa parte das atualidades do Brasil surgem desse governo.

 

  1. Vacinação contra a COVID-19

Outra das grandes atualidades do Brasil é a questão da vacinação. Muitos são os assuntos que podem ser abordados a partir dela, como:

  • Escassez de vacina;
  • Movimento antivacina;
  • Velocidade de aplicação no Brasil;
  • Entre outros.

 

  1. Liberação do porte de armas

Um das maiores bandeiras do governo Bolsonaro é a liberação do porte e da posse de armas no país. Dessa forma, é uma das grandes atualidades do Brasil a discussão acerca de facilitar ou não o acesso às armas.

 

  1. Reforma trabalhista

Em 11 de novembro de 2017, entrou em vigor a Reforma Trabalhista, um projeto de lei sancionado pelo ex-presidente Temer. Ela alterou as férias e o tempo de contribuição, aumentou a jornada de trabalho e excluiu o tempo de deslocação do tempo de trabalho.

A sua principal promessa era aumentar a quantidade de empregos, mas ainda há muitas dúvidas acerca de sua efetividade.

 

  1. Intolerância

Apesar de ser clichê entre as atualidades para vestibular, a intolerância tem aumentado de maneira extensa. De acordo com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o número de denúncias relacionadas à intolerância religiosa cresceu cerca de 40%.

 

  1. Pix

O novo meio de pagamento criado pelo Banco Central permite a realização de transferências e pagamento de contas em questão de segundos. O Pix é disponível 24h por dia, todo dia (incluindo feriados).

Dessa forma, tem feito sucesso entre as pessoas físicas e se tornado uma forma prática de lucrar como pessoa jurídica.

 

  1. Violência contra a mulher

Há grande discussão sobre a “cultura do estupro”, que vai além do ato em si, se tratando da culpabilização da vítima. Isso está em voga por causa da influenciadora digital Mariana Ferrer.

O réu da acusação, o empresário André Camargo Aranha, foi absolvido por não ser possível comprovar que o ato sexual não foi permitido pela Mariana. Contudo, o que não faltam são provas do crime, o que denuncia a dificuldade da justiça.

 

  1. Questões geopolíticas

Entrando agora nas atualidades do mundo, as questões do vestibular podem tocar nas atuais questões geopolíticas. Os principais assuntos são;

 

  1. Questões climáticas

Estão se tornando mais comuns eventos extremos pelo mundo, como intensas secas ou chuvas recordes. Além disso, podem ser discutidas nas questões do vestibular as queimadas das florestas e as tempestades de areia que têm ocorrido no Brasil.

 

  1. Olimpíadas de 2020

Apesar do 2020 no nome, os Jogos Olímpicos de Tóquio foram disputados em 2021 – e ficaram recheados de assuntos para a prova do vestibular:

  • A presença de Kosovo nas Olimpíadas;
  • A recusa do lutador argelino em lutar contra um judeu;
  • Recorde na presença feminina em olimpíadas.

 

  1. Movimentos populares na América Latina

Espere também na prova do vestibular muitas questões envolvendo países como Chile, Colômbia, Equador, Cuba e Nicarágua. Por exemplo, podem aparecer as eleições no Chile ou os flertes com a ditadura que têm ocorrido na Nicarágua.

 

  1. Desindustrialização do país

Com a saída da Ford do Brasil, se tornou mais claro que está ocorrendo uma desindustrialização do país. Dessa forma, essa é uma das atualidades do vestibular que pode ser discutida na sua prova.

 

  1. Agronegócio

Apesar da crise econômica, o agronegócio foi um setor que cresceu independentemente da pandemia. Contudo, há muitas questões acerca do seu papel na natureza, na situação indígena e nos efeitos climáticos.

 

  1. Equilíbrio entre os poderes

Novamente retornando ao governo Bolsonaro, tem sido discutido o equilíbrio entre os três poderes: o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Afinal, qual é o papel dos três para se evitar possíveis tendências autoritárias?

 

  1. Desmatamento da Amazônia e do Pantanal

Por fim, é inevitável que o desmatamento da Amazônia e do Pantanal seja uma das atualidades no vestibular. Afinal, somente em 2020, o Pantanal perdeu cerca de 10% de toda a sua área.

 

  • Acompanhe as tendências do mundo para se sair bem no vestibular!

O vestibular exige não só que você tenha conhecimento acerca das matérias, como também uma formação mais reflexiva. Ao acompanhar as atualidades, você chega mais preparado!

 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!