19 de abril de 2024

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Vale a pena utilizar chatbots em seu negócio?

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Vale a pena utilizar chatbots em seu negócio?

Os chatbots estão revolucionando a rotina de empresas que trabalham com atendimento do cliente online.

Considerando que o marketing digital abre um mundo de possibilidades, como campanhas, anúncios patrocinados e marketing de conteúdo para atrair potenciais clientes, é natural que o tráfego do site e das redes sociais aumente.

Por isso, o chatbot é uma ferramenta que pode otimizar o tempo na hora de tirar dúvidas das pessoas.

Na prática, esse recurso é um software que se encaixa nas tecnologias da inteligência artificial.

Basicamente, ele serve para simular conversas com uma abordagem humana, ao mesmo tempo que trazem a automatização de respostas para os canais de comunicação.

Independente do segmento comercial, trabalhar com cliente exige postura, agilidade, uma boa base de informações e empatia. 

Na era da internet, os consumidores, de forma geral, não contam com uma disponibilidade total para aguardar as respostas.

Se você não se preocupa com esse fator, saiba que a concorrência provavelmente sim.
Por esse motivo, mudar o padrão pode ser uma questão de sobrevivência no mercado.

Com a rotina agitada e os novos hábitos de consumo, não é só a forma de vender que está mudando, já que a tecnologia faz parte do dia a dia ou se torna o principal alicerce de alguns negócios. 

Imagine o caso de uma empresa de portaria virtual, que funciona em uma central, com monitoramento 24h e integração com órgãos de segurança à distância.

Neste caso, ninguém que adere o serviço pode ficar sem atendimento e, embora os atendentes sejam reais, em situações emergenciais é preciso ter alguma configuração específica.

Se você tem um negócio e está na dúvida se o chatbot é ou não interessante para sua estratégia, leia esse artigo. 

Nas próximas linhas vamos abordar o que é um chatbot, como implementar, quais são os exemplos de aplicação e benefícios!

Chatbots: o que são e para que servem

Muitas pessoas associam as possibilidades da inteligência artificial (IA) a um contexto futurista e inovador. 

Elas não estão erradas, mas sabia que além dos robôs que são utilizados para realizar tarefas ou auxiliar até mesmo em cirurgias (os robôs cirúrgicos já são uma realidade), essa área também engloba o atendimento aos clientes?

Não é à toa que o chatbot é uma ferramenta que atrai mais adeptos nos departamentos de marketing empresarial. Essa ferramenta é um programa que é configurado para conversar, tirar dúvidas e auxiliar os consumidores de forma personalizada.

Imagine o caso de uma empresa que oferece o serviço de manutenção de geradores a diesel para eventos. 

Em situações de emergência, como panes ou falhas mecânicas do equipamento durante uma solenidade, esse tipo de empresa não pode deixar de atender os clientes.

Como o aluguel deste dispositivo é comum, um atendimento ágil é fundamental para garantir a satisfação do cliente e não gerar uma situação contrária.

Você pode até não ter implementado essa estratégia no seu negócio ainda, mas saiba que o chatbot pode estar presente na sua rotina, em tarefas do cotidiano. Assistentes de voz nos smartphones e computadores são um exemplo. 

Não é por acaso que marcas conhecidas na tecnologia lançam os robôs assistentes para auxiliar as pessoas em pesquisas online, GPS e outras dúvidas. 

Lembra-se de alguma situação? A definição da existência do chatbot, em linhas gerais, é essa: uma ferramenta criada para atender e auxiliar as pessoas em sua rotina.

Exemplos de chatbots

O primeiro passo para verificar se seu empreendimento precisa de um chatbot é uma análise geral que envolve a satisfação do atendimento, as metas de vendas e as demandas que o negócio possui.

Digamos que a sua empresa tenha como oferta a elaboração de um sistema automático de detecção de incêndios.

Desde que o marketing de conteúdo começou a fazer parte das ações de marketing, o tráfego aumentou muito no site por causa dos mecanismos de busca do Google.

Se o seu objetivo é vender esse tipo de projeto, há como configurar um chatbot especialmente para essa finalidade e a perspectiva pode mudar, conforme o segmento e os objetivos gerais. 

Está na dúvida sobre os tipos de chats com essa configuração? Separamos os principais modelos abaixo, confira:

1. Chatbot proativo

Atendimento dinâmico e informação de qualidade em tempo real é algo que faz parte dos princípios não só de uma empresa que trabalha com projetos contra incêndio, mas de todos os segmentos que trabalham com ações relevantes.

Em uma edificação comercial, dispositivos como disjuntores, quadro elétrico trifásico, extintores e saídas de emergência são muito importantes para a rotina e as pessoas precisam encontrar esses itens no momento e local apropriado.

Nesse sentido, o chatbot pode servir para orientar os colaboradores em caso de manutenção geral ou alarme de incêndio, por meio de notificações no celular, por exemplo.

Os bots proativos também podem ser úteis para empresas que trabalham com pacotes turísticos. 

Quando um turista chega à uma cidade nova e precisa de indicações sobre passeios para realizar, restaurantes, centros de saúde e atrações para visitar, esse é um dispositivo que pode ser uma mão na roda para fornecer recomendações

2. Chatbot de venda e atendimento

A qualidade do atendimento está muito atrelada com as vendas comerciais. Não é à toa que a habilidade de negociação é tão indispensável para quem trabalha na área de atendimento ao cliente.

Neste contexto, dados recentes da Customer Experience Trends comprovam a teoria, já que 65% dos consumidores só tomam a decisão de uma nova compra por causa da qualidade do atendimento do vendedor.

Imagine o caso de uma empresa que vende extintor a base de espuma. De acordo com a legislação de trânsito e normas da construção civil, esse é um dispositivo obrigatório em prédios, casas de shows e veículos automotivos.

Devido à obrigatoriedade e finalidade desse produto, as pessoas naturalmente precisam comprar os extintores e a demanda é naturalmente alta. 

Você deve estar se perguntando no que o chatbot se torna um diferencial diante da concorrência, certo? Separamos uma lista de motivos:

  • Agiliza o atendimento;
  • Pode aumentar as vendas;
  • Otimiza a produtividade na empresa;
  • Fortalece as possibilidades de atendimento ao cliente;
  • Automatiza tarefas.

Com um tempo otimizado na hora do atendimento, seus colaboradores terão tempo para pensar em quem mais importa: os clientes.

3. Chatbot escudo

Se a sua empresa trabalha com serviços como o retrofit de máquinas para indústrias, modernizando linhas de operação, saiba que é o serviço de atendimento ao consumidor, popularmente conhecido como SAC, deve ter uma excelente estratégia.

O chatbot para escudo serve para auxiliar essa parte tão importante do atendimento. Na prática, essa ferramenta pode ser programada para resolver falhas ou pequenos ajustes que fazem parte do suporte técnico.

As empresas que se encaixam na indústria e que trabalham com esse recurso podem ser beneficiadas devido à agilidade. Afinal de contas, uma parada industrial não programada pode render a perda de recursos financeiros e materiais.

Vantagens dos chatbots

Agora que você sabe um pouco mais sobre o universo do chatbot, saiba que é essencial ter um planejamento para sua implementação. 

Se a sua empresa tem como foco serviços como a instalação elétrica em alvenaria estrutural, é muito importante que a linguagem seja adaptada para atender a persona que tem essa demanda e as respostas sejam configuradas com qualidade técnica.

O tom de voz da marca, a customização do atendimento e os testes antes da implementação do robô que irá estar do outro lado da tela são fatores essenciais para que o chatbot atenda todas as expectativas de quem procura a sua empresa.

Quando o objetivo é bem definido, fica mais fácil solicitar a configuração adequada. Testar o chat é muito importante antes da versão final ser implementada para reduzir qualquer tipo de falha ou preencher as lacunas do atendimento.

Ainda no setor da construção civil, outro segmento que pode usufruir das vantagens da inteligência artificial é o da manutenção de residências e empresa. 

Demandas como pintura estrutura metálica, elaboração de projetos de segurança, reparos hidráulicos e elétricos são alguns exemplos de serviços que podem utilizar a tecnologia ao seu favor.

As vantagens são válidas tanto para o atendimento ao cliente quanto para a resolução de problemas que possam surgir nesses contextos. 

Como diz o ditado popular: tempo é dinheiro no mundo dos negócios e buscar alternativas para otimizá-lo, sem que as tarefas percam a qualidade, é um grande desafio.

A inteligência artificial pode tornar as empresas mais inteligentes, reduzir tarefas manuais e trazer projeções inovadoras a curto e médio prazo. Pense nisso na hora de acrescentar melhorias para sua empresa!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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