Vacinação contra HPV segue até dia 10 de abril

A campanha de vacinação contra HPV, voltada às mulheres na faixa etária dos 11 aos 13 anos, já atingiu 46% da meta em Santa Bárbara d’Oeste, que é de 1,8 mil meninas imunizadas nas escolas e postos de saúde. Para reforçar ação, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica promove uma busca ativa das meninas não vacinadas nas escolas estaduais. A iniciativa continua também até o dia 10 de abril em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.

 

Segundo o coordenador do setor, Aparecido Donisete Paulino, com o apoio da Secretaria de Educação, foram montadas algumas equipes para a realização da vacina nas escolas. “A primeira fase da estratégia foi entrar em contato com todas as escolas municipais. Com isso, observamos que temos um número muito pequeno de meninas que fazem parte do público alvo da Campanha, e que praticamente todas já estavam vacinadas”, disse. “Partimos então para a segunda fase da estratégia nas Escolas Estaduais sendo montado um cronograma de vacinação com dia e horário agendados. As meninas que ainda não tomaram a vacina foram orientadas para trazerem o cartão de vacinas”, completou.

 

Com esta estratégia, a Vigilância Epidemiológica pode vacinar um número maior do público alvo, protegendo das complicações sérias causadas pelo HPV e consequentemente o aumento da cobertura vacinal. Segundo o órgão, cada menina deverá receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em seis meses, e a terceira, após cinco anos da administração da primeira dose. A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. No caso das escolas, se os pais não quiserem que seus filhos sejam vacinados, deverão preencher o termo de recusa.

 

O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16 e 18 ou ambos.

 

Assessoria de Imprensa

 

Comentários

Notícias relacionadas