Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Unesp oferece curso a distância de audiodescrição

Redação 16 de junho de 2016 3 minutes read
Técnica torna a educação e a cultura mais acessíveis a pessoas com deficiência visual
[15/06/2016]

Tendo em vista a necessidade de inclusão das pessoas com deficiência na educação, o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual Paulista oferece o cursoPrincípios e Técnicas da Audiodescrição: Aplicabilidade em Contextos Cuturais Educacionais. Destinado a professores, jornalistas, tradutores e demais pessoas interessadas em seguir essa nova profissão, o curso está com as inscrições abertas até o dia 30 de junho.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

A audiodescrição é uma narrativa que traduz as imagens visuais, estáticas ou dinâmicas, sem concorrer com outros elementos sonoros que possam existir junto a essas imagens, como em vídeos educacionais e filmes. Além das pessoas com deficiência visual, a audiodescrição beneficia aqueles que possuem dificuldade de aprendizagem, dislexia, déficit de atenção e deficiência intelectual, possibilitando que compreendam melhor o conteúdo da mídia na qual as imagens se inserem.

O curso de aperfeiçoamento disponibiliza 600 vagas e terá início no dia 27 de julho. Serão 180 horas de estudo, divididas em 18 semanas e 8 módulos. Entre os temas abordados, estão: o conceito, o histórico e os modelos de audiodescrição; o trabalho e a profissão de audiodescritor; as técnicas de aplicação ao vivo (espetáculos), em imagens estáticas (desenhos, charges, tirinhas, fotografia, gráficos, mapas, tabelas, fórmulas, diagramas, esquemas), em imagens dinâmicas (videoaulas, documentários, curtas, comerciais, filmes) e em jogos e objetos educacionais.

Por ser realizado a distância, o curso permite flexibilidade no estudo, em relação ao horário e local. Os cursistas irão acessar uma plataforma educacional baseada na Internet, na qual encontrarão vídeos, textos e exemplos dos modelos de audiodescrição. Haverá avaliações e atividades on-line teóricas e práticas, individuais e coletivas, que receberão notas de zero a dez. O progresso de cada estudante será acompanhado por tutores que, seguindo a abordagem do Estar Junto Virtual, promoverão a aprendizagem por meio da  reflexão, de novos desafios e do constante feedback.

Serviço:

Curso: Princípios e Técnicas da Audiodescrição: Aplicabilidade em Contextos Cuturais Educacionais

Organizador: Núcleo de Educação a Distância (NeaD) da UNESP

Inscrições: até 30 de junho de 2016, pelo endereço http://edutec.unesp.br/cursosnead/paginas_n/curso_ver.php?idc=24

Investimento: R$ 600,00

Início: 27 de julho de 2016

Informações: cursoad@nead.unesp.br

Docente responsável: Professora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen,  Livre-Docente em Formação de Professores para uma Escola Digital e Inclusiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Docente colaboradora: Professora Ana Julia Perrotti-Garcia,  audiodescritora, tradutora e intérprete, com mestrado em Linguística Aplicada (PUC -SP) e doutorado em Língua e Literatura Inglesa (USP)

Informações para a imprensa
Vanessa Haddad
(11) 99603-3343

Assessoria de Comunicação e Imprensa
  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Centro Paula Souza realiza concurso para professor de ensino médio e técnico
Next: Acisb oferece palestra “Liderança Corporativa – Gestão que Transforma”
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente