A ginecologista Fernanda Nassar destaca a importância da prevenção e realização dos exames de rotina
O câncer de mama é o diagnóstico oncológico mais comum entre o público feminino no Brasil e no mundo. Uma em cada 20 mulheres será diagnosticada com a doença ao longo da vida, aponta estudo recente publicado na revista científica Nature Medicine. A pesquisa também projetou que, até 2025, o número de novos casos chegará a 3,2 milhões por ano, com 1,1 milhão de mortes relacionadas à doença no mundo. Outro dado que chama a atenção, é do Painel Oncologia Brasil, indicando que mais de 108 mil mulheres com idade inferior a 50 anos foram diagnosticadas com a doença entre 2018 e 2023.
O Outubro Rosa é um movimento internacional que tem por objetivo conscientizar sobre o controle do câncer de mama e promover campanhas de prevenção para facilitar o acesso aos serviços de diagnósticos e tratamento, reduzindo a mortalidade. Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou alterações nas diretrizes no combate ao câncer de mama no Brasil. A partir de agora, mulheres entre 40 e 49 anos poderão realizar o exame de mamografia pelo SUS, por indicação médica ou vontade própria, mesmo sem apresentar sintomas da doença. A nova medida tem o objetivo de ampliar a prevenção entre a faixa-etária que, segundo o Ministério, representa 23% dos casos da doença.
A ginecologista Dra. Fernanda Nassar explica que a prevenção é a melhor maneira de combater o câncer de mama.
“Os exames de rotina são essenciais para a prevenção da doença, como a ultrassonografia das mamas, o exame clínico e a mamografia. Outro ponto importante é a observação dos sintomas como o surgimento de nódulos nas mamas, alterações nos mamilos e dores e desconfortos na região. Uma orientação importante é o autoexame, realizado de maneira simples durante o banho onde a mulher ergue um dos braços e com a outra mão, dedilha a extensão da mama, identificando eventuais alterações na região”, conclui a médica.
Sobre Fernanda Nassar
Formada em medicina pelo Centro Universitário Lusíada (UNILUS) há 16 anos, a Dra. Fernanda Nassar é ginecologista especialista em cirurgia íntima a laser, e possui outras duas especializações em medicina estética e ortomolecular. Ela é fundadora da La Femme, a primeira clínica dedicada exclusivamente a procedimentos íntimos do Brasil. Combinando seus conhecimentos avançados com tecnologia de ponta, oferece tratamentos que promovem a saúde, a qualidade de vida, a autoestima e o bem-estar das mulheres. Inaugurada em 2021, a La Femme é uma referência em estética íntima e atende pacientes em Santos, São Paulo e em todo o Brasil.
VEJA TAMBÉM
Médico explica: intoxicação por metanol pode causar cegueira e morte em até 48 horas
Pilates em crescimento: prática avança 277% e assume o segundo lugar entre as atividades físicas no Brasil
Metanol em bebidas adulteradas: casos sobem em SP e especialistas alertam para risco de cegueira e danos irreversíveis ao fígado