Saúde 

UBS São Francisco reúne grupo de gestantes

A UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dr. José Togeiro de Andrade”, no Jardim São Francisco, promoveu nesta sexta-feira (25) encontro do grupo de gestantes. As reuniões ocorrem toda 3ª sexta-feira de cada mês. Os interessados em participar devem procurar a unidade, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na atividade participaram oito gestantes e dois estagiários de enfermagem da Faculdade Anhanguera.

Na ocasião, os pacientes receberam orientações sobre aspectos nutricionais da gestante e criança, pela nutricionista Hariane Bueno. “Falei sobre a alimentação durante toda a gestação, explicando como atingir as necessidades nutricionais por meio da ingestão em quantidade e qualidade adequadas para cada período gestacional. Pontuei que normalmente somente após o 2° trimestre da gestação ocorre um aumento da necessidade de ingestão calórica, mostrando como atingi-la corretamente”, explicou.

Ela explicou as formas adequadas de aumentar essa ingestão, sem prejuízos à saúde da mãe e do bebê. “Além da importância da alimentação fracionada, incluindo frutas, legumes ou verduras em todas as refeições, deve-se sempre dar preferência aos cereais integrais e evitar o consumo excessivo de frituras, embutidos, enlatados, refrigerantes e outros alimentos prontos para consumo, que contém excesso de sódio, açúcares e gorduras”, completou Hariane.

Grupo

O grupo de gestantes favorece a troca de experiências entre as mulheres e os profissionais de saúde. As ações educativas durante o pré-natal são fundamentais para abordar temas como modificações corporais e emocionais, sintomas comuns na gravidez, alimentação, cuidados higiênicos, cuidados com as mamas, aleitamento materno, planejamento familiar, entre outros aspectos que visam deixar a gestante mais segura durante a gestação e no período pós-parto. No município é realizado em todas as UBSs, conforme cronograma pré-estabelecido em cada uma das unidades.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Leia também...