RMC 

UBS Gramado recebe capacitação sobre atendimento pré-hospitalar

Em parceria com o Corpo de Bombeiros de Americana, a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Parque Gramado recebeu na manhã de terça-feira (16) uma capacitação sobre atendimento pré-hospitalar, as chamadas urgências e emergências. Todos os servidores da unidade participaram da ação, desde os médicos e profissionais da enfermagem e odontologia até os profissionais da recepção, limpeza e estagiários.

 

A iniciativa é do NEPH (Núcleo de Educação Permanente e Humanização) e tem como objetivo atualizar os profissionais nos atendimentos de maior gravidade, já que muitas pessoas que necessitam cuidados imediatos são levadas até a UBS, quando o correto é fazer a chamada do serviço de ambulância municipal, pelo telefone 192, ou, caso a situação permita, ser encaminhadas ao pronto-socorro do Hospital Municipal ou do bairro Antônio Zanaga.

 

A explanação desta terça-feira abordou o atendimento pré-hospitalar voltado para casos diversos de urgência e emergência, como a parada cardiorrespiratória, crises convulsivas, episódios de AVC (acidente vascular cerebral), engasgos, entre outros. Além do conteúdo teórico, os bombeiros utilizaram um boneco para mostrar, na prática, como realizar os procedimentos de socorro a vitima, além de demonstrar, utilizando o próprio corpo, o modo correto de manejar o paciente submetido a essas situações.

 

De acordo com o NEPH, apesar de o tema estar voltado para as urgências e emergências, a intenção é levar o conhecimento para todas as unidades básicas de saúde. A próxima a receber os profissionais da corporação será a UBS Mathiensen, que apesar de não atender casos emergenciais possui grande demanda de atendimentos, a exemplo da UBS do Parque Gramado.

 

Fotos: Divulgação

Comentários

Leia também...