7 de outubro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Tipos de yoga para conhecer e escolher qual praticar

yoga

yoga

Compartilhe essa notícia!

Técnicas de respiração, posições corporais e meditação são alguns dos temas abordados em qualquer curso de professor de yoga em São Paulo e outras regiões do país. De origem hindu, a prática milenar busca promover o alinhamento entre o corpo físico e a mente. Ao longo dos anos, a yoga também tem se popularizado como uma filosofia de vida.

 

Diante da popularização, novas vertentes surgiram. Ashtanga, vinyasa e hatha são alguns exemplos dos diversos tipos existentes. Segundo o professor responsável por ministrar cursos de formação de yoga em Brasília e outros estados brasileiros, Leandro Castello Branco, a variedade da prática causa dúvida em muitas pessoas que chegam aos estúdios com interesse nas aulas de yoga. 

 

A orientação do especialista é conhecer sobre as vertentes, afinal, cada uma apresenta características próprias e benefícios que atendem diferentes públicos. A partir das informações, é possível saber qual tem mais sintonia com o perfil do futuro praticante.

 

Os pesquisadores Patrícia Dias Pantoja e Gustavo Ruiz Chiesa afirmam que estudos revelam os benefícios das diferentes modalidades para os praticantes. De modo geral, o Yoga contribui para reduzir a ansiedade e o estresse, além de aumentar a qualidade do sono, as funções cognitivas e fortalecer o sistema imune, como informam no ensaio acadêmico Yoga: um método-chave para o cuidado de si e do outro, publicado na Physis: Revista de Saúde Coletiva.

Hatha Yoga 

 

O Hatha Yoga é considerada a prática clássica, sendo a interpretação mais fiel dos textos originados na Índia. Por esse motivo, é uma das vertentes mais populares e fáceis de serem encontradas em estúdios e espaços voltados para a atividade. 

 

De acordo com o professor Castello Branco, a modalidade tem como diferencial o foco na permanência nas posturas e na qualidade da respiração, trabalhando o aspecto físico de forma suave. Para os alunos iniciantes, o hatha yoga pode parecer desafiador, mas, na verdade, não apresenta grandes dificuldades, pois respeita os limites de cada um, podendo, inclusive, ser praticado por pessoas de todas as idades. 

 

As posturas são trabalhadas individualmente, e o que determina o grau de dificuldade é o tempo de permanência em cada uma delas. No entanto, isto depende da orientação do professor e da proposta da aula. 

 

Castello Branco ressalta que existem variações do Hatha Yoga, mas todas têm em comum a condução pausada e tranquila da aula. A combinação desses aspectos busca proporcionar relaxamento, equilíbrio, flexibilidade corporal e alívio de tensões e estresse. 

Vinyasa Yoga

 

O Vinyasa Yoga é uma vertente mais intensa, conforme explica o professor da prática. A modalidade apresenta maior velocidade para a realização das posturas e funciona numa respiração específica. Em linhas gerais, caracteriza-se por um encadeamento de uma postura na outra, de maneira fluida. 

 

Os praticantes desse tipo de yoga precisam combinar equilíbrio, movimento rítmico e alinhamento de postura. Apesar de ser considerada uma modalidade que contempla todos os perfis de alunos, geralmente, há maior procura entre aqueles que já tiveram contato com a atividade anteriormente, já que requer maior coordenação motora e concentração. 

 

Os benefícios do Vinyasa são parecidos com o do Hatha Yoga, além de ganho de resistência física e melhora na respiração.  

Ashtanga Yoga

 

Já o Ashtanga Yoga é outra vertente. Segundo Castello Branco, a modalidade é semelhante à aula de Vinyasa, mas possui seis séries fixas de dezenas de posturas. As características principais dessa são as contrações, as sequências posturais e o olhar fixo em cada uma delas. O objetivo é que o aluno procure voltar sua atenção para si e exercite a concentração. 

 

Entre os benefícios estão a melhora da flexibilidade, força e resistência, tanto física quanto mental. Os exercícios do Ashtanga são longos e considerados mais intensos, por esse motivo, a prática é indicada para os alunos mais experientes ou que procuram desafios.

 

Nem todos os estúdios de yoga oferecem aulas das três modalidades, por isso, é aconselhável que os alunos se informem antes de realizarem a matrícula. O mesmo vale para quem deseja iniciar a carreira ministrando a prática. 

 

Atualmente, é possível encontrar curso de professor de yoga no Rio de Janeiro e em outros estados com conteúdos direcionados para diferentes vertentes da prática. 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!