24Horas Santa Bárbara d´Oeste 

Sustentabilidade: Funcionários do DAE adotam canecas no lugar dos copos descartáveis


Pensando nas questões ambientais, um grupo de funcionários do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste aderiu às canecas duráveis em substituição dos copos descartáveis para o consumo de água e café no trabalho. A ação surgiu com uma campanha interna idealizada pela diretoria da autarquia que tem como tema “Recicle suas atitudes! Adote uma Caneca!”, lançada no início de julho deste ano com a distribuição de cartazes nos prédios de responsabilidade do DAE e de fácil acesso aos funcionários.

 

O objetivo da campanha, desenvolvida pelo setor de Comunicação Social do departamento, é conscientizar os servidores a contribuir com a redução do consumo de recursos naturais em virtude dos problemas enfrentados pelo meio ambiente. O copo descartável demanda grande quantidade de água na produção e na reciclagem, são derivados do petróleo e leva muito tempo na decomposição, o que acaba contaminando, ainda que lentamente, o meio ambiente.

 

No cartaz, a campanha frisa que o consumo de três copos descartáveis ao dia representa mais de 700 copos no ano. A medida serviu de inspiração para a funcionária Larissa Moreno Pietro de Bonfim, que atua no setor de Engenharia, idealizar canecas personalizadas com o nome do colaborador e uma frase incentivando a preservação do meio ambiente. “A produção dessas canecas personalizadas foi possível através da contribuição particular de um grupo de funcionários que aderiram a ideia”, disse a servidora, que agora pretende atingir um número maior de interessados pela caneca.

 

A chefe do Departamento de Meio Ambiente do DAE, Mônica Tortelli, apoiou a campanha e elogiou a mobilização dos funcionários. “Toda ação que visa estimular a prática do consumo consciente tanto no ambiente de trabalho como fora dele é de grande importância. Nesse sentido, a mudança de hábito dos servidores faz a diferença e quanto mais estiverem engajados nessa causa, melhor”, comentou Tortelli, que espera mais adesão das canecas entre os servidores.

 

 

DAE/SBO

Comentários

Leia também...