Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas

Sumaré: Atenção Primária recebe adequação e conta com cinco ‘gripários’ a partir desta segunda (13)

A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou novas adequações na Atenção Primária. Com o objetivo em atender de forma mais segura e humanizada os casos suspeitos de coronavírus a rede contará a partir desta segunda (13) com cinco ‘gripários’. As UBS (Unidade Básica de Saúde) do Matão, Ypiranga, Bordon, Veccon e Florely passam a atender apenas os pacientes com sintomas respiratórios leves da Covid-19. Essas unidades deixam de atender os pacientes que procuram os serviços para outros fins, como as gestantes, crianças e idosos sem sintomas do coranavírus. Desta forma evitará o cruzamento com pacientes suspeitos.

 

Os usuários da UBS Matão que não apresentam sintomas da Covid-19, mas precisam de atendimento ambulatorial, devem procurar o atendimento no Nova Terra. Os pacientes do Ypiranga serão atendidos no Denadai. Já do Bordon podem procurar a unidade do Lucélia. O atendimento ambulatorial do Veccon passou para a unidade do CS2. E a UBS Dall’Orto atenderá os usuários do Florely. “Queremos com essa adequação atender de forma mais humanizada os nossos pacientes que não tenham os sintomas da doença e diminuir o tempo de permanência deles na unidade. Já os usuários que apresentarem sinais da doença serão atendidos nos gripários de forma intensiva, pois contamos com profissionais capacitados da Secretaria de Saúde”, explicou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.

 

Desde janeiro estamos empenhados em combater o coronavírus, criando um plano de contingência, remodelagem do atendimento das unidades de saúde e promovendo capacitações contínuas aos nossos colaboradores, com base a cada atualização sobre o enfrentamento da doença. Nosso objetivo é ofertar um atendimento eficaz e de qualidade aos moradores. As adequações nas UBSs são parte do nosso plano de ação, criando ambientes bem adaptados e otimizados para assistir a população. Agradeço aos colaboradores, principalmente da saúde, que não medem esforços para cuidar da população com tanto carinho”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

 

Informações diárias e atualizadas podem ser conferidas no site www.sumare.sp.gov.br e na página da Prefeitura no Facebook. Além disso, a Prefeitura coloca à disposição da população o canal de comunicação via WhatsApp para tirar dúvidas sobre a doença: 98443.0412, 99303.9646 e 99299.9493.

 

Confira algumas dicas para evitar a propagação da doença:

*Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda

*Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar

*Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!)

*Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo

*Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar

*Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas

*Manter ambientes muito bem ventilados

*Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres

*Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência

*Evitar contato com animais selvagens ou doentes.