SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Submissão na Câmara: Vereador Wilson da Engenharia expõe desrespeito ao Legislativo

Foto: Divulgação

Compartilhe essa notícia!

Wilson da Engenharia critica omissão da Câmara e cobra independência do Legislativo municipal

 

Durante uma reunião ordinária da Câmara Municipal, o vereador Wilson da Engenharia (União) fez duras críticas à postura dos parlamentares e ao relacionamento entre o Legislativo e o Executivo. Sua fala, carregada de indignação, destacou a falta de autonomia da Câmara frente ao poder público municipal.

Wilson iniciou sua declaração cumprimentando os presentes e rapidamente dirigiu-se ao presidente da Câmara para expor sua insatisfação: “Senhor presidente, eu retorno a essa casa depois de oito anos afastado e me deparo com um pouco do que aconteceu no meu mandato em 2013 a 2016. Naquela época, senhor presidente, a gente percebia a falta de respeito do gestor público em relação aos vereadores.”

O vereador criticou a dificuldade enfrentada para obter respostas claras da administração pública e a omissão da Câmara em buscar informações relevantes: “Os vereadores não sabem o poder que eles têm. Parece que estamos todos com os nossos mandatos rendidos ou doados à administração.”

Wilson destacou um exemplo recente, mencionando um caso envolvendo o subsídio ao transporte público, tema que gerou grande repercussão na cidade: “Uma reunião onde o município foi palco de TV o dia inteiro, onde essa casa, na presença do senhor presidente, não tem nem como participar de uma reunião para saber, para trazer argumentos, trazer informações a respeito do subsídio. Enfim, é verdade ou não é? O senhor participou? Algum vereador aqui participou? Nada, ninguém sabe de nada.”

 

 

A fala do vereador remeteu a experiências anteriores vividas por ele durante seu mandato anterior, reforçando a impressão de que a falta de iniciativa da Câmara em atuar de forma independente tem sido um problema persistente: “Em 2014, senhores, o Fontes estava aqui, o Celso vai lembrar, era eu, você, Celso, e o Alex. Tu lembra bem que nós fizemos uma ceia aqui do transporte? Como é que nós vamos, então, buscar informações? Até quando, senhores vereadores, até quando nós vamos ficar submissos aonde o gestor público simplesmente faz e acontece e a gente não sabe de nada? Mas a culpa na rua, quem leva é o vereador, sempre é o vereador.”

A declaração do vereador Wilson da Engenharia expõe a necessidade de maior independência e proatividade por parte da Câmara Municipal. Seu apelo chama a atenção para a importância do papel fiscalizador dos vereadores, fundamental para garantir a transparência e a eficiência na gestão pública.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!