A temperatura do ambiente altera nosso humor e produtividade, sendo um fator de bem-estar.
Se sua casa é quente, não entre em desespero: você não precisa sofrer no calor. Existem algumas estratégias que você pode adotar que refrescam o ambiente. Elas vão desde trocar as telhas do teto, mudar as cores das paredes, incluir plantas no espaço até instalar um ar-condicionado split.
Confira as dicas:
Telhas
As telhas de barro são as mais comuns nas casas, mas não são as mais adequadas quando a ideia é tornar o ambiente mais fresco, pois contêm a temperatura. Uma boa ideia é trocar as da sua casa por um tipo de telha acústica, que tem a camada interna de poliuretano, um isopor que barra o calor. Se você quer ir além e garantir ainda mais frescor na sua casa, instale um telhado verde, com o uso de plantas no teto da casa. Com essa técnica, cerca de metade do calor é dissipado, sendo possível baixar a temperatura interna em 2 a 3 graus.
Disposição dos móveis
Às vezes impedimos que o ar circule pela casa. Isso pode ocorrer, por exemplo, pela forma como configuramos os móveis. Uma simples reorganização já pode refletir em mais frescor. Observe seus móveis e veja se alguns deles não estão sendo obstáculos para a entrada e circulação de ar.
Equipamentos eletrônicos
Muitos equipamentos eletrônicos dispostos no mesmo cômodo podem gerar aquecimento do ambiente. Se for o caso, vale a pena repensar a disposição deles pela casa e desligá-los quando não estiverem em uso.
Lâmpadas
O uso de lâmpadas incandescentes também é um grande fator de aquecimento do ambiente. Troque-as por lâmpadas fluorescentes ou, melhor ainda, pelas de led, que são frias. Elas são mais caras, mas, além de não produzirem calor, são mais econômicas e modernas.
Cor das paredes
Parece besteira, mas a cor das paredes influencia na sensação térmica. Segundo a engenheira civil e pesquisadora do tema, Dra. Kelen Almeida Dornelles, as cores mais recomendadas para reduzir o calor interno dos ambientes são a cor branca, que absorve apenas cerca de 20% do calor solar, seguido do amarelo-claro (28%), pérola (28%), marfim (28%), palha (30%), branco gelo (33%) e do azul-claro (35%).
Proteção contra o sol
Se na sua casa há muita entrada de sol pelas janelas ou varanda, existem algumas estratégias a que você pode recorrer. Uma delas é o uso de brise, também conhecido como quebra-sol, ou seja, a instalação de lâminas, que podem ser fixas ou móveis, aplicadas na horizontal ou vertical. Há também a opção de cobrir a varanda de forma que barre o sol, mas permitindo a entrada de luz no ambiente. Se não for possível o uso dessas técnicas, adote cortinas e persianas.
Presença de plantas
Uma dica de ouro para a regulagem da temperatura do ambiente é a adoção de plantas. Elas mantêm a umidade do ar e, com isso, trazem uma sensação térmica mais agradável. Para que isso funcione, é preciso que elas sejam abundantes, em grande quantidade e em vários cômodos da casa. Então, não tenha medo: espalhe muitas plantas pela casa e, se possível, faça um jardim vertical na parede, próximo às janelas, assim essas plantas receberão os raios de sol e concentrarão em si o calor.
Fonte de umidade
Uma ótima forma de colaborar com a refrigeração do ambiente é ter uma fonte de umidade. Isso pode ser feito com uma fonte de água artificial, como um jardim japonês, ou com um aquário. Esses elementos, além de colaborarem com a temperatura do cômodo, trarão beleza ao espaço. Você também pode optar por umidificador artificial, e hoje em dia existem peças bem interessantes no mercado.
Tecidos e texturas
A escolha de tecidos que revestem sofás, poltronas e cadeiras também influencia na sensação térmica do ambiente. Tecidos sintéticos como o veludo e o corino, e até o couro natural, são muito quentes. A melhor escolha é sempre o algodão que, além de natural, evita o aquecimento no toque.
Ar-condicionado
Sem dúvidas a forma mais fácil de refrigerar o ambiente e torná-lo mais agradável é a instalação de um aparelho de ar-condicionado. Com a escolha do modelo certo para o seu ambiente, ele certamente resfriará o ar. O modelo split é o mais eficiente e econômico do mercado. Com o avanço tecnológico, existem equipamentos com configurações para desligamento automático quando se chega à temperatura ideal. É possível, ainda, controlá-los via Wi-fi através de aplicativos.