Situação hídrica de S.Bárbara é abordada pelo prefeito Denis Andia em programa de rádio

A situação hídrica de Santa Bárbara d’Oeste foi abordada nesta sexta-feira (28) pelo prefeito Denis Andia durante a sua participação no Jornal Santa Bárbara Hoje, programa veiculado pela Rádio Santa Bárbara FM 95,9. Acompanhado do diretor superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Rafael Piovezan, o chefe do Executivo barbarense falou sobre os esforços da Administração Municipal para assegurar o abastecimento à população, ressaltando a necessidade da conscientização de todos no sentido de economizar água.

 

Desde o início dessa semana, o DAE iniciou o sistema de rodízio no abastecimento da cidade. A medida atinge todo o município, com manobra de redução da vazão de água na rede no período das 11 às 16 e das 22 às 5 horas. Em decorrência da baixa pressão na rede, problemas pontuais de abastecimento têm sido verificados. “Nossos cuidados são intensos. Passamos por um período de estiagem que nunca se viu, algo que há 85 anos não é registrado. Várias cidades da região iniciaram o racionamento de água muito antes. Chegamos longe, em virtude do planejamento e da reserva a qual Santa Bárbara d’Oeste dispõe”, disse Denis. “Vale ressaltar que esta ação não é realizada pela nossa vontade. Ela é necessária. Pedimos a compreensão da população e informamos que o DAE tem trabalhado 24 horas por dia para minimizar os impactos”, acrescentou.

 

“Vivemos uma questão da natureza. O Estado de São Paulo passa por um momento muito complicado e nós conseguimos chegar longe. Jamais imaginou-se uma seca como essas em nossa cidade”, explicou o diretor superintendente do DAE. “Cumprimento os funcionários pelo cuidado e pelo empenho neste momento. Todos estão sensibilizados e trabalhando para que possamos achar as melhores maneiras de atender a população”, comentou Piovezan.

 

Por fim, as ações já executadas e os projetos preparados pelo DAE foram lembrados pelo prefeito. “Muito antes desse momento complicado, trabalhamos na manutenção da nossa rede e na troca de tubulações visando a redução da perda de água. Além disso, o novo sistema de comportas na Represa São Luiz possibilitou ampliar a reserva em quase 1 bilhão de litros”, afirmou Denis. “Os estudos para a construção de uma nova represa, em área próxima ao limite com o município de Rio das Pedras continua. Estamos levantando dados, com estudos técnicos, licenciamentos, reserva de recursos financeiros, entre outras ações. Trata-se de uma grande obra, ampliando em 20 a 30 bilhões de litros a nossa reserva de água. Ainda não sabemos se essa obra ocorrerá com recursos próprios, do Governo do Estado ou do Governo Federal. É uma obra de anos, mas que o começo uma hora tem que ocorrer”, finalizou o prefeito.

 
Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas