Sinticompi e MRV firmam parceria para oferecer qualificação e alfabetização em canteiro de obra

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi), através da Consfor – formando profissionais —  e a MRV firmaram parceria para oferecer cursos de alfabetização de qualificação a trabalhadores da construtora em canteiro de obras. A abertura do processo de treinamento do grupo acontece nesta sexta-feira, 19 de junho, às 13 horas, no canteiro de obras do Edifício Pérola, localizado na Estrada do Bongue, ao lado da rotatória da Ponte do Caixão.

De acordo com o presidente do Sinticompi, Milton Costa, este é o primeiro projeto desenvolvido pela MRV em Piracicaba e a ideia é de transformá-lo em projeto piloto para ser oferecido em todo País, onde a construtora tem obras. Esta espécie de projeto piloto, inicialmente, contará com a participação de 10 trabalhadores, que terão as aulas no próprio canteiro de obras, onde trabalham cerca de 200 operários.

Eles passarão por curso de alfabetização e também de qualificação, voltados para as áreas de assentamento de blocos e, posteriormente, de acabamento (assentamento de piso e azulejos). Este projeto, conforme o presidente do Sinticompi, visa a promoção de cidadania e sustentabilidade.

Milton Costa destaca que uma das grandes preocupações da diretoria do Sinticompi é de contribuir tanto para alfabetização dos trabalhadores, uma vez que aproximadamente 70% da categoria é analfabeta, e também de qualificar o trabalhador, uma vez que o setor também está recebendo novas tecnologias e há necessidade de preparar o trabalhador para estas mudanças. “A iniciativa da Construtora MRV de buscar alfabetizar o trabalhador e prepara-lo para estas mudanças que estão ocorrendo no setor deve servir de exemplo para outras construtoras”, completa o líder sindical.

Comentários

Notícias relacionadas