Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Piracicaba

Sinfônica de Piracicaba e Cedan estreiam fosso orquestral do Teatro Dr. Losso Netto

Um espetáculo com música clássica e bailarinos no palco. Assim será o último concerto do ano da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), no sábado (19), às 15h30 e 18h, que marca a estreia do fosso orquestral do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Para acompanhar o programa, composto por obras do repertório natalino, haverá a participação da Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba). Ingressos gratuitos estarão disponíveis a partir das 9h do dia 17, no site www.megabilheteria.com.

As apresentações seguem o decreto municipal 18.542/2020, que prorrogou a vigência da quarentena e definiu medidas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Como Piracicaba está na fase Amarela desde 2 de dezembro, o Teatro funcionará com 40% da capacidade, ou seja, 280 lugares. Os concertos são realizados pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria da Ação Cultural e Turismo), com o patrocínio prata da Caterpillar e Hyundai e o patrocínio bronze da Comgás e Oji Papeis Especiais.

Para o espetáculo, OSP e Cedan apresentam a suíte orquestral do balé “O Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky, que traz a história mágica e romântica de Clara e seu boneco, O Quebra-Nozes, interpretados pelos bailarinos convidados Ana Cláudia Magagnin e Toni Padron. A peça possui três movimentos: uma abertura, seis danças (no segundo movimento) e a famosa Valsa das Flores, no movimento final, em que Clara se torna a Fada Açucarada, coreografia que terá ainda as bailarinas Ana Elisa Nazato, Alice Almeida, Beatriz Naomi Yoshikawa Rossi, Beatriz Borges, Heloisa Schievano Groppo, Isabella Yansen, Isabelly Souza, Juliana Praxedes, Lara Camargo, Leticia Ruiz e Nicolle Buzatto.

Ainda com a participação da Cedan, a OSP apresenta “A Morte do Cisne”, baseado no 13º andamento de “O Cisne”, da suite “O Carnaval dos Animais”, do compositor francês Camille Saint-Saëns. O solo será feito pela bailarina especialmente convidada Nina Queiroz e retrata os últimos movimentos de um cisne em agonia, um último voo, antes da sua morte.

O concerto traz ainda a Marcha nº 1 de “Pompa e Circunstância”, música orquestral mais executada do compositor Edward Elgar, considerada uma espécie de segundo hino da Inglaterra. Há, também, a peça “A Christmas Festival”, de Leroy Anderson, que reúne, em uma mesma obra, nove temas de Natal conhecidos com grande público, entre eles Alegria ao Mundo (Joy to the world), Alegria de Natal (Deck the Halls), Noite Feliz, Jingle Bells e Adeste Fidelis.
A regência do espetáculo é do instrumentista piracicabano Luis Fernando Fischer Dutra, chefe do naipe de segundos-violinos da OSP, que desde setembro deste ano têm assumido a batuta dos concertos, já que o maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular, faz parte do grupo de risco e não pode estar presente. Além dele, participa como convidado especial o ator Romualdo Sarcedo, com a declamação de textos e poemas entre as obras. A direção artística dos bailarinos da Cedan é da maitre de ballet clássico Camilla Pupa.

O diretor artístico associado da OSP, André Micheletti, diz que o concerto é carregado das melhores expectativas para os músicos e bailarinos, uma vez que a apresentação com a Cedan estava prevista para março, mas teve de ser cancelada por causa do início da pandemia. “Pensamos em um programa que leve ao público o sentimento de renovação das esperanças, em um ano marcado por mortes e fatos negativos”, afirma.
As apresentações são realizadas com o apoio das empresas Bom Peixe, Café Morro Grande, Candura, Delta Supermercados, Glovis, Grupo Pirasa, Indústrias Marrucci e Santa Massa. Os parceiros são Cultura Artística, Empem, Mega Bilheteria, Pira 21, Jornal de Piracicaba, Revista Arraso e Rádio Educativa FM.

FOSSO – O fosso orquestral do Teatro Municipal Dr. Losso Netto possui 75 metros quadrados e capacidade máxima para 55 músicos (dependendo da formação). O equipamento possui uma plataforma hidráulica, que pode ser utilizada em três níveis: para extensão do palco e plateia ou para acomodar orquestra.

“O Teatro Municipal foi idealizado na década de 60, na gestão de Luciano Guidotti, e possuía, no projeto original, um fosso orquestral. Sua inauguração, em 1979, ocorreu sem o equipamento e, desde então, era um anseio da classe artística, que, agora, poderá utilizá-lo para musicais, balés e óperas com música ao vivo. É um diferencial para a cidade e região”, diz a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.

A obra do fosso orquestral fez parte das intervenções no Teatro Dr. Losso Netto, reaberto em agosto de 2019, após cinco anos de adequações e manutenções. O fosso ficou pronto em dezembro do ano passado e sua estreia estava prevista para ocorrer em março, com OSP e Cedan, adiada em função da pandemia do novo coronavírus.

PROTOCOLOS – As apresentações seguem o “Protocolo de segurança sanitária para a prática musical em ambientes públicos em tempos de pandemia da Covid-19”, do Fórum Brasileiro de Ópera, Ballet e Música de Concerto.

Os músicos seguirão as distâncias recomendadas para diferentes tipos de instrumentos, manterão o uso individual de partituras e estantes, além de utilizarem máscaras. Os instrumentistas de sopros e metais serão separados por equipamentos acrílicos de proteção. Também será feita a higienização dos instrumentos.

A direção do Teatro Dr. Losso Netto adotará os seguintes procedimentos de segurança sanitária:

– Todas as dependências serão higienizadas antes de cada sessão;

– Na entrada do teatro, será disponibilizado álcool em gel 70% ao público e feita a medição de temperatura;

– Todos devem utilizar máscaras;

– As cadeiras que não podem ser ocupadas serão sinalizadas, de forma a manter o distanciamento;

– Os ingressos retirados com antecedência pela internet devem ser apresentados da tela do celular, na entrada do teatro, para a leitura do QR-Code.

SERVIÇO – Orquestra Sinfônica de Piracicaba e Companhia Estável de Dança de Piracicaba. Sábado, 19 de dezembro, às 15h30 e às 18h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Entrada gratuita, mediante entrega de 1 quilo de alimento na entrada do espetáculo: arroz, feijão e enlatados. Capacidade: 280 lugares por sessão. Duração: 60 minutos. Ingressos no www.megabilheteria.com (a partir das 9h de quinta-feira, 17). Informações: www.sinfonicadepiracicaba.org.br ou (19) 3433-3264 e 3434-2168.