Show na Praça: cantora Valéria Cruz e Baque de Santa se apresentam no dia 22

A cantora mineira Valéria Cruz e o grupo de maracatu Baque de Santa se apresentam no próximo sábado (22) na Praça Coronel Luís Alves (Central) por meio do projeto “Show na Praça”. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com o objetivo de divulgar artistas barbarenses para a população. A Praça está localizada no quadrilátero entre as ruas entre João Lino, Graça Martins, Duque de Caxias e XV de Novembro.

Valéria sobe ao palco do espaço às 9 horas com gêneros variados como MPB, samba, bossa nova e jazz, com músicas de artistas como Djavan, João Bosco, Dorival Caymmi, Milton Nascimento e Rita Lee. Valéria Cruz nasceu em Frutal, em Minas Gerais, onde estudou violão popular e canto na Escola de Música e Arte da cidade. A cantora cresceu ouvindo grupos folclóricos de raízes africanas, além de ter absorvido influências do movimento Clube da Esquina e do samba carioca. A cantora mora em Americana e toca em bares e casas noturnas de toda a região.

O grupo Baque de Santa se apresenta às 10h30 e mostrará uma relação de vivência e aprendizado das culturas brasileiras tendo maracatu de Baque Virado como ponto de início de um movimento em prol da miscigenação cultural. Segundo o grupo, a manifestação cultural do Maracatu vem de Pernambuco, sua principal característica é a percussão e a dança. Teve origem nas congadas, cerimônias de coroação dos reis e rainhas do Congo. A percussão é baseada em tambores grandes, chamados alfaias, acompanhados de caixas de guerra, taróis, ganzás, agbês e gonguê.

Foto: Marcel Carloni/Arquivo

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas