Sesetran inicia trabalho para que o 153 seja gratuito

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), iniciou os procedimentos para que o número 153, telefone de atendimento da Guarda Civil Municipal, seja gratuito para o cidadão que o utilizar. Destinado às Guardas Civis Municipais, o 153 é atualmente cobrado pelas operadoras em todo o território nacional.

 

Reuniões com operadores e representantes da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) serão agendadas para que o serviço, atualmente classificado como de utilidade pública, seja classificado como de emergência, ocasionando o fim da cobrança. “Ocorre que o 153, apesar de sua importância, ainda é cobrado. Além disso, algumas ligações dos munícipes barbarenses, dependendo de sua localização, ou são endereçadas para a cidade de Limeira ou Americana”, disse o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Romulo Gobbi. “As ações serão políticas para classificar a GC como sendo serviço de emergência”, acrescentou.

 

Outro ponto destacado é que algumas operadoras apresentam problemas com relação ao encaminhamento de chamadas do 153 à sede da Guarda Civil. “Além da questão do encaminhamento para outras cidades, algumas vezes o telefone chama e a ligação não é direcionada para a sede. Vamos pedir o fim da cobrança e solicitar uma adequação de tecnologia para sanar os problemas do encaminhamento de ligações”, finalizou o secretário.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas