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Serviços por assinatura ganham força no Brasil e caem na graça dos consumidores

O isolamento social intensificou o mercado de serviços recorrentes ao solucionar variadas necessidades com comodidade e qualidade

A economia tem passado por uma transição importante nos últimos anos. Além de bens e produtos, os consumidores gastam cada vez mais com serviços. Nesse sentido, com a pandemia, os serviços por assinatura apresentaram um crescimento significativo.

Só no último ano, por exemplo, o mercado da recorrência no País registrou aumento de 65% no volume de vendas. O saldo foi superior aos resultados obtidos por empresas tradicionais, que cresceram 28% durante a pandemia, de acordo com a pesquisa anual do sistema de pagamento Vindi. 

Nos Estados Unidos, a companhia de serviços financeiros UBS estima que esse setor alcance cerca de US$ 1,5 trilhão em quatro anos, valor duas vezes maior do que a avaliação atual.

Grandes empresas como a Apple já reconhecem que as assinaturas de serviços como Apple Music, Apple News+, Apple Arcade, Apple TV+, iCloud, e outros, estão entre os principais combustíveis para seu crescimento.

Modelo de negócios

Os serviços por assinatura funcionam da seguinte maneira: o cliente paga uma mensalidade e recebe periodicamente um produto ou o direito de usufruir de um serviço, em um mercado que vai muito além da Netflix. 

Para as empresas, a proposta é interessante do ponto de vista financeiro, uma vez que recebe o pagamento adiantado pela prestação do serviço. 

Além disso, os serviços por assinatura ajudam a reforçar os vínculos com os clientes e oferecem informações preciosas sobre os itens que vendem mais, o que é essencial para as estratégias de vendas e marketing digital. 

As assinaturas também são econômicas. Ao ofertar um serviço recorrente, as empresas conseguem melhores negociações com seus fornecedores, e podem repassar os bons preços aos consumidores, o que funciona como um atrativo. 

Em alguns casos, as empresas de serviços por assinatura atuam como curadoras,  conectando os consumidores às marcas, produtos e serviços que eles precisam e gostam sem esforço. 

A entrega deve ser de qualidade e proporcionar uma experiência diferenciada, acima da média que o cliente encontraria no mercado. Assim, é possível criar a recorrência, garantindo que o cliente continue pagando.

Para o consumidor, estar inserido nesse universo proporciona comodidade, visto que não é preciso sair de casa para adquirir o produto ou serviço. 

Não é à toa que, durante a pandemia, esse modelo de negócios ganhou destaque. Tendo que lidar com as vidas profissionais e domésticas ao mesmo tempo, o consumidor se beneficiou das entregas recorrentes sem que fosse necessário se preparar para tal. 

Quem é e o que consome o consumidor recorrente

Ainda de acordo com a Vindi, o perfil predominante do cliente-assinante é de homens entre 26 e 40 anos, com renda familiar acima de R$ 10 mil, que moram no Sudeste brasileiro. 

A plataforma de streaming da Netflix é líder absoluta na preferência das assinaturas. Os serviços digitais, inclusive, compõem a maioria (74%) das assinaturas. Apenas 22% assinam produtos físicos, como bebidas, roupas, cosméticos e afins. 

O ticket médio do brasileiro com os serviços recorrentes é de R$ 100 (69% dos pesquisados), valor usado para bancar de 6 a 10 serviços mensalmente (50,6% da população). 

5 serviços por assinatura diferentes no mercado

O crescimento do mercado de serviços recorrentes aumentou a gama de opções disponíveis ao consumidor. Hoje, é possível desfrutar de tudo — de joias e combinações de roupas a vinhos renomados e brinquedos para animais de estimação.

Caixa colonial

A Caixa Colonial promete enviar todos os meses produtos típicos brasileiros para apresentar a diversidade culinária do país aos clientes, valorizando o pequeno produtor local, com planos a partir R$ 149. 

Dr. Jones

Ao assinar o clube Dr. Jones, a intenção é que nunca mais falte lâminas de barbear em casa. É possível escolher a lâmina de preferência e a periodicidade da entrega para receber um kit com 4 lâminas. O valor é de R$ 24,65.

Solar21

Aderir a um serviço limpo como a energia solar também é possível com uma assinatura, seja para residências ou endereços comerciais. A assinatura promete até 30% de economia anual a partir da contratação, instalação e manutenção de placas solares. A mensalidade depende do valor da conta de luz do cliente.

Clube Wine

Quem ama vinhos pode receber dois rótulos do Clube Wine selecionados a dedo das melhores vinícolas do mundo. Os exemplares são escolhidos por sommeliers todos os meses, de acordo com a preferência do cliente. Os valores variam segundo os planos disponíveis. Assinar um clube de vinho é uma excelente alternativa para quem é apaixonado pela bebida. São inúmeras opções de vinhos brancos, rosés, espumantes, frisantes, entre tantos outros.

Box Petiko

Voltado aos tutores de animais de estimação, o serviço seleciona itens como brinquedos e alimentos de acordo com o porte do animal e envia conforme a frequência estabelecida para que os pets possam aproveitar. Os planos começam em R$ 74,90.