qua. jan 22nd, 2020

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Segunda fase da vacinação contra a gripe começa na segunda-feira em Campinas


A Secretaria de Saúde de Campinas inicia na próxima segunda-feira, 9 de maio, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Nesta fase, serão vacinados doentes crônicos, população carcerária e trabalhadores da saúde que não foram contemplados na primeira semana.

 

Além disso, os grupos incluídos na primeira etapa (pessoas maiores de 60 anos, crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, índios, gestantes, puérperas e funcionários centros de saúde e de hospitais e prontos atendimentos públicos e privados), iniciada em 30 de abril, continuarão a receber as vacinas. A campanha vai até o dia 20 de maio.

 

Balanço

 

Desde o início da Campanha até esta quinta-feira, dia 5 de maio, 120.173 pessoas do grupo selecionado para a primeira etapa foram imunizadas. O número equivale a uma cobertura de 50%. A meta é vacinar 80% das 245.642 pessoas consideradas público-alvo. Neste ano, Campinas receberá 270 mil doses até o final da campanha. Até agora, o município recebeu da Secretaria de Estado da Saúde 190 mil doses. Todos os anos, as vacinas são enviadas de forma escalonada, de acordo com o andamento da estratégia.

 

Segundo a Secretaria de Saúde de Campinas, na primeira semana, a campanha foi muito positiva. “Atingimos nossa meta e o público de maior cobertura, de 55%, foi o de crianças até 5 anos. A vacina deve ser tomada todos os anos pelos grupos definidos como prioritários. A influenza ou gripe é uma doença que pode ser grave e levar a complicações e óbitos”, afirma a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Brigina Kemp.

 

Locais de vacinação

 

As vacinas estão disponíveis em todos os Centros de Saúde. O CS Taquaral, que está em reforma, disponibiliza as doses na Rua Carolina Florence, 836, das 8h às 17h (as crianças devem ser vacinadas nos CSs São Quirino e Conceição). Já o CS Centro faz a aplicação das vacinas na Casa de Portugal (Rua Ferreira Penteado, 1.349) das 8h30 às 17h30 (as crianças devem ser vacinadas na sede do CS Centro, na rua Padre Vieira, das 9h às 18h). Informações podem ser obtidas pelo telefone 156.

 

Cartão e documento

 

Para receber a dose, é importante levar o cartão de vacinação e o documento de identificação. As pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais também precisam apresentar prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica.

 

Prevenção

 

Pessoas com sintomas de gripe devem procurar o médico ou serviço de saúde. A vacina é uma forma eficaz de prevenir a doença, mas também é importante adotar hábitos simples de higiene, como lavar as mãos regularmente; evitar tocar boca, nariz e olhos; cobrir boca e nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar; e não compartilhar objetos de uso pessoal se estiver com sintoma de gripe.

Comentários

Dennis Moraes