RMC 

Sectur inicia curso “Feras de férias no Zoo” de Americana

Quarenta crianças, de 8 a 12 anos, começaram nesta terça-feira (15) o curso “Feras de férias no Zoo”, no Parque Ecológico “Cid Almeida Franco”, que tem nesta edição o tema especial das aves harpias. O objetivo da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo de Americana) é proporcionar momentos de cultura e lazer aos pequenos em um ambiente natural e próximo aos animais.

 

A programação inclui visita monitorada à cozinha, ao biotério, aos setores dos veterinários e de quarentena do parque. As crianças participam ainda de oficinas, dinâmicas de grupo e jogos relacionados ao espaço.

 

“O projeto tira as crianças da frente da televisão e do celular neste período de férias escolares e dá noções de conservacionismo. Eles vão conhecer toda a estrutura do parque, acompanhar de perto a alimentação dos animais e conhecer alguns recintos. Este ano, o grupo irá discutir sobre a ave harpias, que temos no Parque e está ameaçada de extinção. Já estamos pensando na segunda edição do curso, em julho. Aguardamos a presença de todos”, convidou o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani.

 

Em todas as edições do projeto são debatidos temas relacionados à preservação ambiental; a importância dos zoológicos como instituições de conservação; as campanhas educacionais que usam animais como “embaixadores” da causa conservacionista; entre outros.

 

“Nossa equipe, formada por estagiários, biólogos e veterinários, se empenha ao máximo e realiza um completo curso, contanto que várias crianças já participaram de diversas edições e as últimas inscrições se esgotaram em apenas cinco horas. É um ótimo programa de férias e eles têm acesso a lugares do Parque que somente os funcionários possuem”, disse a bióloga Sílvia Maria de Campos Machado, do Núcleo de Educação Ambiental do Parque Ecológico de Americana.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3461-7503.

 

Fotos: Maria Eduarda Gazzetta

Comentários

Leia também...