SBO: ETA IV ganha reforço com melhorias na parte interna pelo DAE

Com quase 15 anos em operação, a ETA (Estação de Tratamento de Água), de número IV, localizada na Avenida Prefeito Isaías Hermínio Romano, no Souza Queiroz, passa por reformas em boa parte de sua estrutura hidráulica. Melhoria que faz parte do investimento do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste de R$ 1.440.987,35, referente à Tomada de Preços nº 01/14, que inclui mais nove frentes de trabalhos que estão em andamento e que irão beneficiar diferentes regiões do município com o reforço no fornecimento de água tratada.

 

A reforma consiste na substituição de diversas peças antigas de ferro fundido por novas de material PEAD (Polietileno de Alta Densidade), como tubos e conexões que integram o sistema de tratamento daquela estação. A medida é necessária para prevenir possíveis problemas que possam ocorrer devido ao desgaste natural das peças, podendo até prejudicar a distribuição da água tratada para a zona leste – região atendida pela estação – caso não sejam reparadas.

 

Paralelo a essas obras, a autarquia iniciou os trâmites para licitar as obras de melhorias nos quatro tanques de decantação da ETA IV, onde será substituído todo o sistema dessa etapa do tratamento da água bruta. Esta estação também ganhou reforço com os serviços de reposição da primeira camada do filtro, o carvão antracito, ação que também foi executada pelo DAE em outra estação, a ETA II, na Vila Aparecida.

 

Além da obra de substituição de diversas peças da ETA IV, a Tomada de Preços nº 01/2014 beneficia diversos bairros com as obras de readequação de trecho da adutora no bairro Planalto do Sol, substituição de trecho da adutora do Conj. Hab. Romano, substituição de trecho de rede no Glebas Califórnia e Beira Rio, readequação no abastecimento do Jardim das Orquídeas , setorização na distribuição de água do Jardim São Camilo e Dona Regina , readequação no sistema dos reservatórios São Francisco, recalque da nova casa de bombas para reservatórios elevados ETA IV, individualização dos reservatórios ETA II  e, por fim, readequação das ligações de água do Conj. Hab. Romano .

DAE/SBO

Comentários

Notícias relacionadas