24Horas Saúde 

“Saúde sem Tabaco” realiza reuniões terapêuticas

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do setor de Educação Permanente, inicia nesta semana as reuniões terapêuticas do 10º Grupo de Cessação ao Tabagismo “Saúde sem Tabaco”. O grupo tem coordenação do Dr. Antônio Detoni, além de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, dentistas, farmacêuticos, assistentes sociais, enfermeiros e psicólogos. Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo. No total serão promovidas 11 reuniões, divididas entre motivacionais, terapêuticas e de manutenção.

A coordenadora da Educação Permanente, Patrícia Sena, avalia que o grupo vem atingindo as metas estabelecidas pela equipe, destacando o empenho demonstrado pelos pacientes. “É muito gratificante acompanhar a determinação e evolução dos participantes. Procuramos nessa etapa incentivar a prática de exercícios físicos, além de destacar a importância da ingestão de água, alimentação saudável e forma de respiração profunda, como estratégias fundamentais no processo de parar de fumar”, explicou.

Patrícia ressaltou também que a força de vontade por parte dos participantes e o apoio de pessoas próximas são aspectos determinantes para o sucesso das ações. “O incentivo familiar faz toda diferença, sempre deixamos claro que somos apoiadores, orientamos sobre os benefícios de parar de fumar, por meio da escuta qualificada. Procuramos incentivar e valorizar cada conquista, mas sempre salientando que o abandono definitivo do uso do tabaco depende exclusivamente deles”, completou.

O grupo inicia na próxima semana as reuniões de manutenção. Os interessados em se inscrever para os próximos grupos devem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Leia também...