Saúde realiza treinamento sobre HIV e Sífilis

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do AMDIC (Ambulatório Médico de Doenças Infecto Contagiosas) e Educação Permanente iniciou na quinta-feira (13) “Treinamento para teste rápido de diagnóstico de HIV e teste de triagem para Sífilis”. A ação ocorreu na Faculdade Anhanguera com objetivo de ampliar o diagnóstico precoce e reduzir a transmissão do HIV e da Sífilis, aumentando a cobertura e possibilitando o tratamento adequado.

 

Durante o treinamento estão recebendo orientações pela equipe do AMDIC enfermeiros, dentistas, psicólogos e farmacêuticos da rede, que deverão trabalhar na Campanha “Fique Sabendo 2014”, realizada de 24 de novembro a 3 de dezembro em Santa Bárbara d’Oeste. “No ano passado realizamos a capacitação para teste rápido de HIV e Sífilis, no entanto nem todos os profissionais tiveram a oportunidade de realizar a atividade no dia a dia do serviço. Optamos então pela realização deste “reforço”, para esclarecimento de possíveis dúvidas e atualização dos procedimentos a serem realizados durante a campanha”, destacou a coordenadora do AMDIC, Juliana de Oliveira Jodas.

 

Segundo Juliana, além da campanha “Fique Sabendo”, o objetivo da capacitação é ampliar o número de locais para realização dos testes no próximo ano. “Por meio das capacitações, teremos um número maior de profissionais com treinamento para teste rápido na rede. Para o ano que vem, esperamos descentralizar estas testagens junto as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ampliando o número de diagnósticos precoces, favorecendo o tratamento adequado e prevenindo a transmissão”, concluiu.

 

Foto: Marcel Carloni

Comentários

Notícias relacionadas