Saúde orienta sobre importância da mamografia

 

Saúde ressalta que não há fila de espera para realização do exame em S. Bárbara

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, orienta as mulheres sobre a importância dos exames preventivos do câncer de mama. No Município não há fila de espera para a realização da mamografia feita no Hospital Santa Bárbara, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Os pacientes devem procurar o serviço de referência, onde os profissionais são encaminhá-los para o exame preventivo. No ano passado a Secretaria de Saúde realizou 4.583 exames. Neste ano, até o momento, 961 mulheres fizeram a mamografia.

As pacientes devem procurar os serviços de referência para acompanhamento, fortalecendo o vínculo e monitorando de outras demandas da saúde da mulher, como o câncer de colo de útero, pré-natal no caso das gestantes, grupos de planejamento familiar e de gestantes, entre outros exames de rotina. “Ressaltamos que não temos lista de espera para realização de mamografias no município. Os resultados levam em média de 7 a 10 dias para ficarem prontos”, explicou a coordenadora da Atenção Básica, Juliana Sturaro.

Os exames podem ser solicitados pelo médico ou enfermeiro após consulta nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no Centro de Referência em Saúde da Mulher. O exame é realizado no Hospital Santa Bárbara, de segunda a sexta-feira das 12h30 às 15h40 e aos sábados das 8 às 9h40, após encaminhamento das UBSs ou Saúde da Mulher.

Em caso de dúvidas as mulheres devem procurar a UBS mais próxima da sua residência ou o Centro de Referência em Saúde da Mulher, que funciona de segunda à sexta das 7 às 16h30, na Rua XV de Novembro, 1.157, Centro. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 3454-1990.

Foto: Arquivo

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas