Saúde inicia capacitação sobre HIV e Sífilis

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do AMDIC (Ambulatório Médico de Doenças Infecto Contagiosas) e Educação Permanente, em parceria com o Ministério da Saúde, iniciou nesta terça-feira (21) “Capacitação para teste rápido de diagnóstico de HIV e teste de triagem para Sífilis”. O encontro ocorreu na Faculdade Anhanguera. O treinamento é voltado para enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos e dentistas, que deverão trabalhar na campanha “Fique Sabendo 2014”.

O objetivo é ampliar o diagnóstico precoce e reduzir a transmissão do HIV e da Sífilis, aumentando a cobertura e possibilitando o tratamento adequado. Durante o treinamento são abordados os temas Rede Cegonha, aspectos básicos do HIV e Sífilis, portarias que pautam a realização dos testes, acolhimento, vulnerabilidade e aconselhamento, revelação diagnóstica, validação dos testes rápidos no Brasil, profilaxia pós-exposição, além de aula prática de testagem. O segundo encontro ocorrerá na próxima quinta-feira (23), das 8 às 17 horas, no mesmo local.

A coordenadora do AMDIC, Juliana de Oliveira Jodas, ressaltou que a capacitação é de grande relevância ao município e possibilita um número maior de profissionais capacitados para realização do teste. “Essa iniciativa irá descentralizá-los para as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) a partir do próximo ano. Com isso, esperamos realizar um número maior de testes, consequentemente obtendo um aumento de diagnósticos precoces”, completou.

A capacitação é realizada pela equipe do AMDIC e conta com a participação da coordenadora do Programa Regional GVE-Campinas de DST AIDS/HIV e Hepatites Virais, Shenia Liane Pimenta e da coordenadora do Programa Municipal de DST AIDS/HIV e Hepatites Virais de Paulínia, Marta Aguirre Brant. A campanha “Fique Sabendo” será realizada de 24 de novembro a 3 de dezembro em Santa Bárbara d’Oeste.

Foto: Marcel Carloni

Comentários

Notícias relacionadas