Saúde inicia atividades da Semana do Aleitamento Materno

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira (4) a Semana Municipal de Aleitamento Materno, com o tema “Amamentação: uma vitória para toda vida”. O evento vai até o dia 8 de agosto e tem como objetivo conscientizar e incentivar as práticas do aleitamento materno. Com a presença da população e profissionais de diversos setores, a Prefeitura realizou uma capacitação, englobando apresentações teatrais, palestras com diversos profissionais e exposições de trabalhos sobre o assunto na Estação Cultural.

 

O cirurgião dentista e especialista em Saúde Coletiva, José Luis Andia, enfatizou que a Administração busca intensificar as ações de promoção para incentivar a amamentação. “Atualmente persiste a cultura da mamadeira e fórmulas infantis o que causa grandes deformações no organismo do bebê. Pensando nisso, nós tentamos modificar esse hábito com a divulgação dessa semana. Durante todo ano promovemos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) com o projeto UBS Amiga do Aleitamento Materno no objetivo de mostrar a importância do leite materno como fonte exclusiva de alimento para os recém nascidos nos primeiros seis meses de vida, e como fonte complementar até os dois anos”, frisou.

 

Como parte da programação, estão programadas palestras, oficinas, apresentações, exposições de fotos de gestantes e mães amamentando, rodas de conversa, entre outras ações. Nas 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) serão realizadas Salas de Espera Ativa, com exibição de DVDs e orientações dos profissionais, além da entrega de bonecas confeccionadas para auxiliar nas ações educativas sobre a amamentação.As atividades são coordenadas pelo NES (Núcleo de Educação em Saúde), em parceria com a Secretaria de Educação, Hospital Santa Bárbara, Pastoral da Criança, AMEV (Associação Assistencial para Melhoria de Vida) e MEIMEI (Serviço de Assistência Social).

Fotos: Marcel Carloni

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas