Saúde finaliza capacitação sobre dispensação de medicamentos

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Assistência Farmacêutica e Educação Permanente, finalizou na quinta-feira (26) capacitação sobre atenção e cuidados na dispensação de medicamentos. A ação ocorreu no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e foi destinada às técnicas e estagiárias de farmácia das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e do Centro de Especialidades.

Com o tema “Orientações na Dispensação de Medicamentos”, a ação iniciada na última terça-feira (24) mais uma vez contou com palestra ministrada pela farmacêutica da rede, Edivânia Legnare Bosquiero. Entre os temas, foram abordados a correta dispensação de medicamentos, esclarecimentos sobre a aquisição de medicamentos por meio de programas do Governo Estadual, interpretação correta das prescrições médicas, validade das receitas, além de aprendizado sobre o cálculo de insulinas para entrega de frascos.

Segundo a coordenadora da Assistência farmacêutica, Patrícia Poli, os objetivos da capacitação, de padronização dos serviços prestados pelos técnicos de farmácia nas unidades, além da atualização no ensino e orientação sobre a correta dispensação dos medicamentos mediante a prescrição médica, serão constantemente avaliados no dia a dia dos serviços. “A capacitação deverá influenciar no melhor fluxo e organização das farmácias nas unidades, auxiliando a correta dispensação de acordo com o protocolo da Assistência Farmacêutica. Iremos monitorar a efetividade da ação e na medida do possível realizar outras capacitações com temas inerentes à área”, finalizou.

Para a técnica de farmácia do Centro de Especialidades, Cristina Aparecida Vitoriano Boldim, 51 anos, ações como essa devem ser constantes para a atualização profissional. “Sentimos a necessidade de atualização sobre o assunto. É importante saber mais sobre nossa função” destacou. “Fiquei muito satisfeita com a capacitação que abordou temas relevantes e pertinentes a nossa área, como o acolhimento aos pacientes e orientações para otimização das dispensações”, completou a técnica de farmácia da Atenção Básica, Kátia Camila Fernandes de Abreu, 30 anos.

Foto: Luís Eduardo Deffanti

 

Comentários

Notícias relacionadas