24Horas Saúde

Saúde Bucal realiza 34 mil atendimentos em 2013

Mais de 34 mil pacientes foram atendidos na área odontológica em Santa Bárbara d’Oeste, durante o ano de 2013, por meio do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e Atenção Básica, vinculados à Secretaria de Saúde. No CEO foram atendidos 14 mil pessoas, dentro das especialidades disponíveis, com realização de 4 mil radiografias, entre periapicais, interproximais e panorâmicas. Já nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), 20 mil pacientes passaram por atendimento.

Ao longo do ano foi ofertado Cursos de Radiologia Odontológica e Capacitação para Teste Rápido de HIV – Sífilis aos profissionais da odontologia, visando à qualificação e a reciclagem dos cirurgiões-dentistas. A equipe de prevenção em Saúde Bucal trabalhou a parte educativa com palestras e filmes educativos nas escolas municipais envolvendo alunos das creches, ensino infantil e fundamental I, além dos alunos das escolas estaduais matriculados no ensino fundamental II.

“Tivemos uma total de 44, 7 mil alunos participando destas palestras educativas. Realizamos 49 mil escovações supervisionadas nos alunos da rede municipal, o que significa uma média de 3,56 orientações de escovação dental por aluno. Foram realizadas 29 mil aplicações tópicas de flúor no ano de 2013, o que equivale a aproximadamente duas aplicações por aluno”, destacou o coordenador da Saúde Bucal, Amauri Balan.

Durante o ano, também foi iniciada a confecção e entrega de próteses dentárias. Mais de 370 pacientes foram beneficiados. Foram adquiridos novos equipamentos, como aparelhos para radiografias odontológicas, autoclaves e equipos (equipamentos de odontologia). Também foram contratados novos profissionais, como cirurgiões – dentistas e auxiliares, o que possibilitou o aumento do número de vagas para atendimento.

Para Balan, o setor fecha o ano com um salto positivo, destacando a ampliação e qualificação dos serviços ofertados. “Diante de todos os dados apresentados, considero como extremamente importante a total retomada de funcionamento do serviço de odontologia em todas as UBSs e a contratação de novos cirurgiões-dentistas e auxiliares, reforçando o quadro profissional e ampliando os atendimentos junto à população”, completou.

Assessoria de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
https://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta