19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Saúde bucal: entenda quais são seus impactos no corpo humano

Compartilhe essa notícia!

A saúde bucal não está associada apenas ao mau hálito e à estética. Ao descuidar da região da boca, as pessoas podem comprometer o seu bem-estar no geral. Diversas doenças e condições são agravadas pela má escovação e até desalinhamento dos dentes. Entenda melhor!

Dor de cabeça

Quando o indivíduo tem má oclusão dentária, ele pode ter dificuldades na movimentação têmporo-mandibular. Essa articulação é a que possibilita a mastigação, e, caso não esteja alinhada, sofrerá desgaste.

 

Além de prejudicar a higienização, os dentes desalinhados também geram dores de cabeça. Por esse motivo, a ortodontia não é mais vista apenas como uma solução estética, mas de saúde.

Pneumonia

Sabia que as bactérias da boca podem cair na corrente sanguínea? Se elas chegarem a outros órgãos, como o pulmão, a situação se torna grave. Por não ser a área habitual desses microorganismo, o corpo não oferece resistência, o que pode ocasionar uma pneumonia.

 

Pesquisas científicas nacionais e internacionais detectaram que as bactérias contidas no biofilme causador da periodontite desempenham um papel agravante nas infecções respiratórias.

Parto prematuro

Durante a gravidez, a elevação hormonal faz com que a gengiva das mulheres se tornem mais sensíveis. Caso a mãe tenha uma doença periodontal, isso é, uma infecção na gengiva, as chances de ter o parto antecipado são maiores.

 

De acordo com a Associação Brasileira de Odontopediatria (Aboped), se a gengivite não for combatida ela se torna uma periodontite, o que é um grande risco para as gestantes. O agente infeccioso pode chegar ao útero, induzindo o parto. Então, além de fazer o acompanhamento com o obstetra, é fundamental que a mulher continue seus cuidados com o dentista.

Diabetes

As doenças periodontais também podem agravar a diabetes. Nesses casos, a saúde bucal pode prejudicar o controle glicêmico. Além disso, os diabéticos também têm mais chances de desenvolverem feridas e problemas graves na gengiva que, se não forem tratados corretamente, podem levar à perda de dentes.

O que fazer para cuidar da saúde bucal?

Mais do que uma questão estética, a saúde bucal é algo que pode comprometer toda a qualidade de vida do indivíduo. Por essa razão, os cuidados com a região da boca não devem ser negligenciados.

 

Os dentistas recomendam que as pessoas escovem os dentes após as refeições, utilizem fio dental para evitar o acúmulo de restos de alimentos e que visitem o consultório pelo menos duas vezes ao ano. Essas medidas ajudam a manter a boca higienizada e livre de microorganismos que possam causar infecções e outros problemas.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!