Saúde abre “Semana da Saúde Bucal”

Iniciativa busca conscientizar sobre os cuidados com a saúde bucal

 

Profissionais dos setores NES (Núcleo de Educação em Saúde) e Saúde Bucal, vinculado à Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, abriram nesta terça-feira (28) a programação da “Semana da Saúde Bucal”. O encontro, no Museu da Água, contou com exposição dos trabalhos realizados pelos alunos das escolas municipais e estaduais participantes do Programa de Prevenção à Cárie desenvolvido pelos dentistas da rede municipal. As atividades seguem até quinta-feira (30) com diversas ações alusivas ao tema e ao “Dia do Dentista”, comemorado no último sábado (25). O evento tem com apoio do DAE (Departamento de Água e Esgoto), secretarias de Governo, de Cultura e Turismo e de Educação, além da Câmara Municipal.

 

A coordenadora do NES, Joceane Moura Ribeiro, enfatizou que a Prefeitura realiza diversas ações ao longo do ano com foco nas áreas de promoção e prevenção. Segunda ela, a semana busca evidenciar o assunto. “Neste primeiro dia começaremos uma Campanha de Prevenção de Câncer de Boca em casas de repouso da cidade, além de teatros educativos nas escolas com o tema Saúde Bucal. A programação de eventos contará também com entrega de folders educativos em escolas e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Haverá uma capacitação sobre doenças bucais mais comuns de acordo com a faixa etária para agentes comunitários de saúde na Estratégia Saúde da Família”, disse.

 

Ações

 

O serviço de saúde bucal em Santa Bárbara está estruturado em Atenção Básica e Atenção Especializada. A Atenção Básica é composta por 12 UBSs, escolas, Casa da Criança, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e equipe de Prevenção. Já a Atenção Especializada possui o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). No CEO o atendimento é sempre realizado por encaminhamento da atenção básica seja qual for a necessidade do usuário.

 

A atenção básica é a porta de entrada do usuário ao serviço. São oferecidos os serviços de restaurações, limpeza, orientações, enquanto que a prevenção oferta orientações de higiene, treinamento na escovação e aplicações de flúor. Já a atenção especializada contempla as especialidades de odontopediatria, cirurgia oral menor, periodontia, endodontia, pacientes especiais, prótese dentária, semiologia e radiologia odontológica.

 

Existe ainda, quando necessário, o atendimento hospitalar aos pacientes que, por avaliação clínica não seja possível o seu tratamento na atenção básica. A equipe odontológica para essa finalidade é composta de dois cirurgiões-dentistas e uma auxiliar de saúde bucal que atuam no Hospital Santa Bárbara em cirurgias eletivas.

 

SERVIÇOS: O CEO ainda realiza atendimentos de urgência odontológica de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite e aos sábados, domingos, feriados e pontos facultativos das 8 às 12 horas. O setor está localizado na Rua Antônio Frederico Ozanan, 45, Vila Maria (embaixo do Pronto Socorro Municipal “Edison Mano”). Mais informações podem ser obtidas no telefone 3464-9215.

 

Confira a programação completa:

 

28 de outubro, às 10 horas – Abertura da semana com apresentação teatral e exposição de trabalhos escolares no Museu da Água.

28 de outubro – Realização de exames preventivos ao câncer de boca em casas de repouso e no Asilo São Vicente de Paulo.

29 de outubro – Realização de exames preventivos ao câncer de boca em casas de repouso e no Asilo São Vicente de Paulo.

28 a 30 de outubro – Exposição de trabalhos escolares na Câmara Municipal e na Secretaria de Educação.

28 a 30 de outubro – Entrega de folders orientativos nas unidades escolares e UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

30 de outubro, às 8 horas – Capacitação sobre doenças bucais mais comuns de acordo com a faixa etária, para agentes comunitários de saúde, no CEO.

 

Foto: Luís Eduardo Deffanti

Comentários

Notícias relacionadas