Profissionais da Educação se formam em curso de diversidade cultural

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Educação, realizou o encerramento do curso “Diversidade Cultural: Subsídios para a aplicação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008”. A iniciativa foi voltada a 37 profissionais, sendo professores e monitores de creche da rede municipal de ensino ministrada pelas assessoras técnicas pedagógicas, Tatiane Motta e Maria Rita Frota. O encontro de conclusão do curso aconteceu na Secretaria.

A formação propiciou discussões para elaboração de estratégias ao enfrentamento das diferentes formas de preconceito e discriminação no espaço educacional e social, qualificando os profissionais da rede municipal de ensino para lidar com o tema. “Essa capacitação contribui com a construção de uma sociedade mais igualitária. A iniciativa promoveu uma reflexão sobre o pensamento social brasileiro, abordando as contribuições dos povos africanos e indígenas no Brasil, preparando os educadores para uma educação que contemple princípios de igualdade, tolerância e respeito à diversidade cultural do povo brasileiro”, comentou Tatiane.

O curso teve início em maio e foi oferecido quinzenalmente tendo como objetivo atender às determinações das Leis 12.288/2010; 11.645/2008 e a 10.639/2003 que passou a incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Ambas as leis são instrumentos de orientação para o combate à discriminação, ao mesmo tempo, reconhece a escola como um espaço de valorização das matrizes culturais que fizeram do Brasil o país rico, múltiplo e plural.

Foto: Divulgação

Comentários

Notícias relacionadas