Santa Bárbara d´Oeste Saúde 

Santa Bárbara d´Oeste entra para o calendário da Hora do Mamaço

Ação “mamaço” faz parte do Agosto Dourado, e acontecerá na Estação Cultural da Fundação Romi, dia 18 de agosto às 9hs

Estamos entrando no “Agosto Dourado”, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2019 é “Empoderar Pais e Mães, Favorecer a Amamentação”, e um grupo de pessoas voluntárias, com o objetivo em conscientizar sobre a importância do leite materno para o bebê e os benefícios da amamentação para a saúde da mulher, realizará no dia 18 de agosto, domingo, às 9hs, na Estação Cultural da Fundação Romi, o 1º Mamaço em Santa Bárbara d’Oeste.

A expressão “mamaço” surgiu na França em 2006, numa reunião de mães que tiveram a ideia de amamentar simultaneamente os seus bebês em um grande encontro nacional e que depois originou, a Associação Colegiada “La Grande Téttée”. Já no Brasil iniciou-se em 2012, na Semana Mundial de Aleitamento Materno. “Em nosso município a ‘Hora do Mamaço’ está sendo organizado por um grupo de pessoas voluntárias e independentes que se sensibilizam pelo ato de amamentar e consideram o tema de extrema importância”, conta a Assistente Social, Jaqueline Priscila Gonçalves Domezi.

Há regras para inscrever a cidade que participará, conforme consta na página oficial do evento. O local escolhido para abrigar a proposta deve ser público e turístico; é um evento sem fins lucrativos e com intuito social de levar informações e chamar atenção para o aleitamento materno à sociedade, portanto, é importante também que não seja ligado a partidos e/ou políticos do local. “Santa Bárbara está no calendário do evento nacional, somos a 46ª cidade a cadastrar a realização da ação. O mamaço será às 09h30min, então fica o convite para as pessoas que queiram participar, finaliza Jaqueline.

Serviço – O “mamaço”, em celebração ao Agosto Dourado, acontece no dia 18 de agosto, domingo, às 9hs, na Estação Cultural da Fundação Romi. Demais informações acerca da programação cultural, como oficinas e eventos, podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste.

Sobre a Estação Cultural

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória aproximadamente 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

Comentários

Notícias relacionadas