SB24Horas

Notícia na hora certa!

Santa Bárbara d´Oeste e toda RMC vai para a fase amarela do PLANO SP

Santa Bárbara d´Oeste e toda a RMC ( Região Metropolitana de Campinas) vai para a fase amarela do Plano São Paulo, do governo do Estado de São Paulo, a partir de sábado, 08 de agosto. O anúncio foi feito pelo Governador João Doria nessa sexta-feira, 07 de agosto, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais. Uma região só poderá passar a um maior relaxamento após 14 dias da mudança de fase, mantendo os indicadores de saúde estáveis por um período completo de incubação.

O governador João Doria determinou ainda a renovação da quarentena a partir do próximo sábado (08). A renovação da  quarentena será a décima desde o início da pandemia e vai até o dia 23 de agosto.

 

O Plano São Paulo é uma estratégia para retomada econômica durante a pandemia do novo coronavírus e é dividido em cinco fases, que vão do nível máximo de restrição, com fechamento de atividades não essenciais (Vermelho), a etapas identificadas como controle (Laranja), flexibilização (Amarelo), abertura parcial (Verde) e normal controlado (Azul). O Plano São Paulo também é regionalizado, ou seja, o estado foi dividido em 17 regiões (com a região metropolitana dividida em cinco sub-regiões) e cada uma delas é classificada em uma fase.

Para passar de uma fase para outra, cada região é analisada segundo cinco critérios: taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) para o novo coronavírus, quantidade de leitos de UTI para cada 100 mil habitantes, evolução de novos casos nos últimos sete dias, evolução de novas internações nos últimos sete dias e variação de óbitos nos últimos sete dias.

Até então, para passar da Fase Amarela para a Verde, a região precisaria ter uma taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo dos 60% e isso não dependia da quantidade de dias em que ela estivesse na Fase Amarela. Agora, para uma região avançar da Fase 3-Amarela para a Fase 4-Verde, o percentual de ocupação de leitos poderá variar entre 75% e 70%. No entanto, para que isso ocorra, a região precisará permanecer por 28 dias consecutivos na Fase Amarela.