Sal Gastronomia, o restaurante do Chef Henrique Fogaça

Já de cara vamos perguntar a vocês que estão lendo esse texto, e com certeza já se perguntaram enquanto estão assistindo o programa Master Chef Brasil: Será que os restaurantes dos jurados são realmente de primeira? Eu (Dennis Moraes) e Maira Scavacini resolvemos tirar essa dúvida que fica martelando em nossa mente, e conhecer os restaurantes dos jurados do Master Chef Brasil, programa líder de audiência na Rede Bandeirantes de Televisão.

henrique-fogaça-0
Henrique Fogaça

Nossa primeira parada foi no Sal Gastronomia, restaurante do Chef Henrique Fogaça, Chef Revelação 2008 (VEJA), 2009 (Prazeres da Mesa) e Prêmio Paladar de melhor carne de porco, 2009 – Paladar, O Estado de S. Paulo e Vocalista de uma banda de hardcore (Banda Oitão)

Localizado no tradicional bairro de Higienópolis na grande SP, o Sal tem um ambiente rústico com decoração estilo “rock metal” muito requintado. Sua área externa lembra muito os quintais americanos onde se fazem os famosos piqueniques e reuniões de família. Além do Sal, Fogaça comanda também o Cão Véio e Admiral´s Place.

ENTRADAS

Queijo coalho tostado com melado e uva verde | Toasted curdled cheese with molasses and green grapes
Queijo coalho tostado com melado e uva verde | Toasted curdled cheese with molasses and green grapes

A combinação de sabores que escolhi (Queijo coalho tostado com melado e uva verde) foi uma excelente escolha que me fez lembrar um pouco o estado de Mina Gerais, que é referência nacional em queijos, melado e mel e os vinhos brancos e tintos. Para acompanhar escolhi uma Fogaça Witbier, cerveja artesanal de trigo.

Batata rústica com alho e alecrim e mostarda dijon | Rustic potato with garlic, rosemary and dijon mustard
Batata rústica com alho e alecrim e mostarda dijon | Rustic potato with
garlic, rosemary and dijon mustard

Já a Maira escolheu a seguinte entrada: (Batata rústica com alho e alecrim e mostarda dijon), que segundo ela estava crocante, sequinha e saborosa, combinando perfeitamente com o azedinho da mostarda dijon.

PRATOS

IMG_2198
Cupim na manteiga de garrafa, mandioca cozida e farofa de banana | Hump in butter, cooked manioc and banana farofa

Como prato principal, escolhemos cupim na manteiga de garrafa, mandioca cozida e farofa de banana. O cupim estava suculento,a mandioca cozida divinamente macia ” derretendo na boca”, e a farofa muito bem temperada e crocante, com o sabor da banana que deu um toque especial ao prato.

SOBREMESA

Brigadeiro com castanha do Pará, sorvete de paçoca | Brigadeiro (candy made of chocolate) with brazilian nut and peanut ice cream
Brigadeiro com castanha do Pará, sorvete de paçoca | Brigadeiro (candy made of chocolate) with brazilian nut and peanut ice cream

A sobremesa é algo que pode ser até um pecado você não pedir! Minha escolha foi brigadeiro com castanha do Pará e sorvete de paçoca. Cremoso, crocante e saboroso.

Torta quebrada de frutas vermelhas com creme inglês | Berries pie with english cream
Torta quebrada de frutas vermelhas com creme inglês | Berries pie with english cream

A Maira escolheu a torta quebrada de frutas vermelhas com creme inglês. Segundo ela, não precisa dizer mais nada pois o sabor das frutas vermelhas com o creme ficou maravilhoso e muito leve.

O Sal em minha modesta opinião, lembrando que sou apenas mais um consumidor que como muitos, gosta de ser muito bem atendido nos locais de minha escolha, é um restaurante para todas as ocasiões. Almoço, jantar a dois, encontro entre amigos, tudo em um local que atende todos os públicos imagináveis. O preço é sem dúvida acessível a todos e o menu é bem amplo, com várias opções. A equipe de Chef´s, garçons e gerência do Sal são nota mil e representam totalmente o Chef  Henrique Fogaça, considerado um dos melhores Chef´s do Brasil.

Sal Gastronomia: Fone: 11 3151-3085

R. Minas Gerais, 352 Higienópolis, São Paulo

http://www.salgastronomia.com.br/

Paola CaroselaNossa próxima parada é no Arturito, restaurante da Chef Paola Carosella.

O que será que nos espera?

Texto: Dennis Moraes

apoio

 

Comentários

Notícias relacionadas