SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Saiba o que considerar antes de comprar um novo imóvel

Compartilhe essa notícia!

Localidade, segurança, vizinhança e realizar um planejamento financeiro estão entre as questões a serem consideradas 

 

 

Atualmente, não precisa se casar para querer uma casa, como os avós diziam antigamente. Adquirir um imóvel próprio passou a ser o sonho da maioria dos jovens adultos, que querem sair da casa dos pais ou não gostam da opção de viver pagando aluguel. Todavia, investir nesse sonho exige muita dedicação, pesquisa e cautela. É necessário pensar em um planejamento financeiro, segurança, localidade, entre diversas questões que vão necessitar da plena atenção de quem está pensando em comprar um imóvel próprio. Confira:

 

Planejamento financeiro: o primeiro passo é o planejamento financeiro. Uma das formas de comprar um imóvel mais em conta ou com um bom desconto é conseguir pagá-lo à vista, e isso pode ser feito quando se juntou dinheiro suficiente para essa finalidade e que pode ser complementado por um empréstimo consignado, por exemplo. Além disso, pode-se optar por um financiamento habitacional, contanto que as parcelas não comprometam mais de 30% da renda familiar.

 

Localização e segurança: optar por um imóvel no centro da cidade ou mais distante um pouco? Tudo vai depender do seu objetivo. É sempre bom optar por morar perto do trabalho ou em uma localização com diversidade de transportes, públicos ou não, além de uma boa oferta de serviços, como farmácias, supermercados e postos de saúde. Caso tenha família, deve considerar a qualidade de escolas, praças, parques e outras opções de lazer para realizar com as crianças. Pesquisar se o local é seguro, não somente em questões de violência, como em acidentes também, é indispensável.

 

Tamanho do imóvel: quantos quartos deve ter o seu imóvel? Você é daqueles que gosta de cozinhar e fazer festas constantes para os amigos e familiares? Recebe muitas visitas em casa? Tudo deve ser considerado na hora de pesquisar um imóvel novo, mas sempre levando em conta o seu orçamento. Às vezes, um apartamento de dois quartos, mas que possui área de lazer ao redor, atende muito bem às suas necessidades.

 

Construções e reformas: uma das questões que muita gente não se atenta são as condições que o imóvel ou condomínio se encontra. É preciso analisar se a habitação precisará de reformas e por quais motivos, como infiltração, por exemplo; se o condomínio apresenta uma boa estrutura, ou se está em obra, e por quanto tempo isso perdurará. Esses problemas podem implicar um aumento de gastos financeiros que não estão previstos em seu orçamento.

 

Pendências financeiras: outro detalhe é investigar se o imóvel que você está almejando não possui pendências financeiras, como dívidas de condomínio, IPTU, etc., que possam acarretar em problemas judiciais mais à frente. Todavia, ficar de olho em leilões judiciais de imóveis pode ser uma excelente oportunidade de comprar um imóvel melhor e com preços mais em conta.

Vizinhança: é sempre importante analisar a sua vizinhança para saber onde está se metendo. Se você preza pelo silêncio, não adianta comprar um imóvel em um ambiente superbadalado, ou vice-versa, se você é o vizinho que gosta de fazer festas e a sua vizinhança prefere o silêncio. Tudo pode causar muitos constrangimentos e infortúnios com a vizinhança. Lembre-se: os vizinhos serão sua companhia diária, então é sempre bom manter uma relação cordial.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!