ter. jan 28th, 2020

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Saiba como ser ressarcido se o veículo cair em um buraco

Foto: Reprodução /  EPTV

 

Se o veículo cair em um buraco por má conservação da via é possível solicitar ressarcimento. Veja como conseguir isso.

Andar de carro pelas ruas pode ser um verdadeiro desafio e nem sempre o problema pode estar relacionado ao trânsito ou a falta de educação e outros motoristas.

A má condição das vias pode fazer o seu veículo cair em um buraco e causar sérios danos a ele, exigindo que seja necessário um reparo.

Em Santa Bárbara d´Oeste, é possível perceber que essa situação tem grandes chances de ocorrer.

No Residencial Santa Inês, a rua não está asfaltada e quando chove surgem buracos que podem deixar os caros presos.

Outro problema que preocupa os moradores da cidade é em uma ponte localizada na Rodovia Margarida das Graças Martins. Ela, além de ter um buraco que pode prender a roda de um veículo, não está segura para transitar e pode desabar a qualquer momento.

Para os motoristas, não resta muita opção a não ser andar com cuidado nos trechos com problemas ou evitar as vias para não ver o veículo cair em um buraco.

Se o veículo cair em um buraco, o que fazer?

A conservação das vias públicas é de responsabilidade de sua administrado. Nesse caso pode ser a prefeitura, Governo do Estado, Governo Federal ou empresas públicas que possuem concessão.

Ao pagar o IPTU, o motorista presume que parte do valor será investido na conservação da malha viária, mas nem sempre isso ocorre.

Quando estiver dirigindo, se o veículo cair em um buraco, um pneu furar ou tiver algum outro dano por conta da conservação da rua, é possível solicitar indenização ao responsável pela via.

Vale ressaltar que esse processo nem sempre é rápido e pode demorar cerca de 5 anos para ser tratado e ter uma resposta. Por conta disso, muitas pessoas recorrem ao seguro auto ou arcam sozinhas com as despesas para fazer o reparo e deixam de lado essa questão.

Entretanto, é possível recorrer ao responsável e nesse caso será preciso cumprir com algumas etapas.

  • Tenha provas do acidente: É preciso provar o que aconteceu e isso pode ser conseguido tirando fotos do local, mostrando a falta de sinalização ao redor, reunindo testemunhas e outros itens que comprovem que o veículo caiu em um buraco.
  • Registre um Boletim de Ocorrência: O B.O. é uma mais prova do que aconteceu com o carro e poderá ser anexado junto com as provas do acidente.
  • Faça orçamentos de reparo: Leve o carro em oficinas especializadas e peça que seja feito o orçamento pra resolver o problema. O ideal é ter pelo menos três propostas.
  • Entre em contato com o responsável: Será necessário primeiro descobrir quem administra a via para depois entrar em contato. Quando se trata de uma empresa privada, esse processo costuma ser bem mais rápido. Já no caso de órgãos públicos, muitas vezes vão para vias judiciais.
  • Procure auxílio jurídico: Se não for possível resolver de forma amigável é preciso buscar auxílio jurídico. Isso pode ser conseguido junto com o Juizado Cível Especial, dependendo do valor, ou com um advogado.

O ideal é não deixar o veículo cair em um buraco, mas, se o imprevisto acontecer, já sabe como proceder para não ficar com toda a conta.

Por Jeniffer Elaina, do SeguroDeAutomovel.org

Comentários