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Saiba como ser mais assertivo com e-mail marketing

O e-mail marketing é uma excelente estratégia do marketing digital. Ele consiste no disparo de e-mails para contatos selecionados que podem ser provenientes de uma base ou então de clientes e leads.

Durante um tempo, essa estratégia foi considerada intrusiva e, até mesmo, uma maneira de espalhar spam pelas empresas. Mas com o avanço do marketing digital, isso mudou.

O e-mail marketing se tornou uma das melhores maneiras de se comunicar, entregando as mensagens certas, para as pessoas certas e no momento ideal.

Além disso, esse tipo de e-mail é considerado uma das melhores ferramentas para os profissionais de marketing digital, principalmente no inbound marketing. 

Isso, porque é um meio de comunicação democrático, já que quase 100% dos usuários da internet possuem e-mail.

Dessa forma, fica claro que esse tipo de comunicação não caiu em desuso, tornando-se uma excelente maneira de fazer crescer o negócio no meio em que atua.

Dentre seus vários benefícios, também está o fato de que os usuários que recebem e-mail marketing têm acesso à mensagem caso queiram. 

Isso faz dessa estratégia uma maneira mais assertiva de se comunicar com clientes e leads.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é e-mail marketing, por que as empresas devem utilizá-lo e como ele pode ajudar um negócio. 

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing nada mais é do que uma estratégia do marketing digital, que tem como missão estabelecer a comunicação entre empresas e seus clientes ou leads, via e-mail.

Para fazer uso desse disparo de e-mails, é necessário ter uma lista segmentada de contato, fazendo uso de ferramentas de automação. 

Isso faz com que o e-mail marketing seja capaz de personalizar melhor as mensagens enviadas.

Ele pode ser usado para diversas finalidades. Por exemplo, uma empresa de instalação de interfone SP pode usar o e-mail marketing para:

  • Ofertar produtos;
  • Falar sobre promoções;
  • Confirmar uma compra on-line;
  • Enviar newsletter.

Há alguns anos, essa estratégia era vista apenas como uma maneira insistente de enviar propagandas para os clientes e até pessoas que não eram clientes.

Dessa forma, o e-mail marketing era tratado apenas como uma comunicação em massa, que disparava mensagens que, muitas vezes, não eram relevantes para os destinatários.

Por conta disso, era considerado invasivo, mas com sua evolução, tornou-se uma maneira inteligente e personalizada para que as marcas possam se comunicar com os consumidores. 

Em vista dessa evolução, as empresas têm diversos motivos para fazer uso dessa estratégia.

A importância do uso do e-mail marketing

Quando falamos em marketing digital, é muito comum que pensemos nas redes sociais, afinal, elas ganharam muito espaço como estratégia. 

Mesmo assim, o uso do e-mail marketing por empresas, como uma dedicada à ergonomia para motoristas, é importante pois:

1 – Possui grande alcance

Praticamente todas as pessoas que usam internet possuem ao menos uma conta de e-mail. Todas as ações realizadas por essas pessoas na internet se concentram no e-mail delas. 

Dessa maneira, o e-mail é parte essencial para realizar qualquer atividade na internet.

2 – Alcance previsível

O e-mail marketing é muito mais previsível do que qualquer outra estratégia de marketing pessoal. 

Por exemplo, se uma empresa enviar 150 e-mails, ela sabe que essas 150 pessoas vão receber suas mensagens.

Com as redes sociais, por exemplo, isso é diferente. Se o perfil de uma empresa possui 100 mil seguidores e ela fizer uma postagem, nem todas essas 100 mil pessoas verão a publicação.

Os algoritmos das redes sociais determinam o que os usuários podem ver, de acordo com seus interesses. 

Sendo assim, as empresas não têm controle nenhum de quem está vendo suas publicações.

3 – Formato flexível

É possível escrever uma mensagem no e-mail, de acordo com as necessidades da empresa, sem limite de caracteres e ainda podendo fazer uso de imagens e outros recursos.

Eles podem conter templates, elementos visuais ou apenas texto, permitindo que as marcas personalizem a sua mensagem. 

Também é possível incluir links que direcionem os usuários para outras páginas.

4 – Bom retorno financeiro

Por fim, outro benefício que torna o uso do e-mail marketing importante para as empresas é o seu alto retorno financeiro.

Para que uma fabricante ou revenda de chuveiro elétrico econômico utilize o e-mail marketing, ela precisa apenas de um domínio, uma ferramenta e alguém que execute essa tarefa.

É muito importante escolher uma boa ferramenta de e-mail marketing, e para fazer isso não precisa gastar muito, pois existem ferramentas gratuitas – ou pagas.

Mesmo que escolha uma ferramenta paga, o gasto não é alto, o que torna o e-mail marketing uma das estratégias em marketing digital que oferece melhor retorno.

Estando por dentro dos benefícios trazidos pelo e-mail marketing, é importante entender, também, qual é o papel dele dentro das estratégias de marketing digital de uma organização.

Como o e-mail marketing pode ser utilizado?

É comum relacionar o e-mail marketing com alguma mensagem promocional, no entanto, ele também pode ser usado com foco em outras estratégias.

As pessoas usam seus e-mails para variadas finalidades, sendo uma delas a comunicação pessoal, realizada no dia a dia.

Por conta disso, as empresas, como uma fabricante de grampeador para madeira, precisam se comunicar de maneira mais pessoal com os consumidores. 

Essa personalização traz excelentes resultados, além de trazer outras possibilidades, por exemplo:

Mais engajamento

Quando um usuário acessa o site da empresa e preenche um formulário de contato, fornecendo seu e-mail, ele espera que essa empresa mantenha contato com ele periodicamente.

Apesar de parecer claro, é comum que algumas organizações simplesmente esqueçam de manter contato com seus leads. 

Quando usado corretamente, o e-mail marketing pode se tornar uma excelente estratégia para engajar os leads, aumentando a conversão de clientes.

Promover conteúdos

Um dos canais de comunicação mais utilizados pelas empresas é o blog. Ali são publicados conteúdos de valor, de acordo com o perfil do público-alvo da marca.

O e-mail marketing pode ser uma excelente estratégia para promover os conteúdos publicados no blog da marca, como no caso de uma fabricante de saco de gesso.

Para fazer isso, a marca pode enviar uma newsletter, contando as últimas publicações da semana e influenciado o lead a visitar a página. 

Além de chamar a atenção do usuário, aumenta o tráfego no blog, o que garante mais visibilidade na internet.

Nutrir e educar leads

Não basta apenas conquistar leads, é preciso nutri-los, pois é isso que os converterá em clientes. Só que, para isso, a empresa precisa educar seus contatos, estreitando o contato com eles.

Fazendo uso do e-mail marketing, é possível atingir esse objetivo, pois existe a possibilidade de enviar mensagens personalizadas para as pessoas certas e no melhor momento.

Aumentar as vendas

É muito comum que os usuários recebam e-mails com ofertas e promoções de suas marcas preferidas. Desde sites de vendas de passagens aéreas até empresa de pintura de estacionamento.

Isso acontece porque, com o e-mail marketing, é possível estimular os clientes e permitir que eles comprem o que desejam com muita facilidade e agilidade.

Além de facilitar a venda nos sites, estima-se que, muito em breve, o cliente poderá comprar e pagar tudo pelo e-mail, sem precisar ser direcionado a outras páginas.

Melhorar o relacionamento com clientes

O e-mail marketing é uma excelente estratégia de pós-venda. Isso porque é fundamental que uma empresa de instalação de elevadores e diversas outras encantem seus clientes após a compra.

Quando os clientes estão satisfeitos, eles trazem muitos benefícios para a empresa, e tudo isso pode ser feito por e-mail. 

Para conquistar esse objetivo, basta enviar e-mails com conteúdos relevantes, bem como promoções e descontos exclusivos.

Tipos de e-mail marketing mais utilizados

O e-mail marketing pode ser utilizado com diversas finalidades, sendo parte do dia a dia das estratégias de marketing das empresas. Mas dentre os tipos mais utilizados estão:

  • Aviso de atualização de blog;
  • Envio de Newsletter;
  • Convite para eventos;
  • Email para nutrição de leads.

Além de atualização de blogs e envio de newsletter – clássicos do e-mail marketing -, ele também pode ser usado para convidar os contatos para algum evento.

Além disso, ele é fundamental para nutrir os leads, sempre enviando conteúdos que estejam de acordo com sua posição no funil de vendas.

Tais usos mostram que o e-mail marketing evoluiu muito e continuará evoluindo para ajudar as instituições a atingirem seus objetivos.

Desde empresas que colocam tela de proteção para sacada até lojas de roupas de bebê podem e devem fazer uso do e-mail marketing para enriquecer suas estratégias em marketing digital.

Ele ajuda de maneira inteligente e simples as empresas a conquistarem seu devido espaço no mercado, prezando pelo bem-estar e satisfação dos consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

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