16 de abril de 2024

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Entenda sobre a utilização do Inbound Marketing

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O Inbound Marketing é uma das estratégias mais importantes do marketing digital porque ele consiste em atrair, converter e encantar os clientes de uma marca.

Também conhecido como marketing de atração, ele não está relacionado ao conceito tradicional de marketing focado apenas em vendas, mas possibilitando uma conexão maior entre o público-alvo e uma empresa.

Para conseguir esse feito, faz uso de algumas estratégias como o Marketing de Conteúdo, SEO e Redes Sociais.

Ele se afasta dos conceitos normais de marketing, pois não interrompe o consumidor, como era comum há anos atrás. 

Antigamente, era comum que as empresas tirassem o foco das pessoas do que estavam fazendo para mostrar seus produtos e serviços.

No entanto, com as transformações digitais trazidas com a internet, o comportamento do consumidor mudou radicalmente. Por isso, as empresas mudaram muito a maneira com que atraem clientes.

O consumidor está em busca de uma troca que é fornecida pelo Inbound Marketing. Sendo assim, milhares de empresas no mundo todo fazem uso dele.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é Inbound Marketing, sua importância para as organizações e como usá-lo de maneira assertiva.

O que é Inbound Marketing?

Pode-se classificar Inbound Marketing como um conjunto de estratégias que tem como base a criação e compartilhamento de conteúdo trabalhado para um público-alvo específico.

Ele conquista a permissão dos usuários para se comunicar com eles de maneira direta, estabelecendo um relacionamento duradouro.

Dessa forma, o Inbound Marketing se diferencia das estratégias antigas porque ele não interrompe o consumidor, mas o atrai fazendo uso de conteúdo relevante.

Quando impactadas por esse conteúdo, as pessoas se sentem confiantes, permitindo que as marcas se aproximem cada vez mais. Conforme acontece essa aproximação, cria-se um relacionamento saudável que resulta no aumento das vendas.

É exatamente por isso que essa estratégia também é conhecida como Marketing de Atração. Isso faz com que os clientes de uma empresa de envelopamento automotivo camuflado venham até ela atraídos pela mensagem transmitida.

Isso torna mais fácil trazer soluções para os consumidores, transformando-os em clientes e até mesmo defensores da marca. 

Dessa maneira, torna-se compreensível por que o uso do Inbound Marketing é importante para as empresas.

A importância do Inbound Marketing

Trabalhar a atração de clientes por meio do Inbound Marketing traz muitos benefícios para a empresa, e estes ressaltam a importância dessa estratégia.

Antigamente, quando as marcas usavam os modelos tradicionais de marketing, traziam com ele diversas deficiências. 

Já com o Inbound elas conseguem se fortalecer e aumentar as suas vendas. E dentre as suas principais vantagens estão:

  • Alcance do público certo;
  • Relacionamento próximo com os clientes;
  • Maior poder de persuasão;
  • Ciclo de vendas mais curto;
  • Custos reduzidos;
  • Aumento do ticket médio;
  • Resultados em tempo real.

Inbound Marketing alcança o público ideal

Quando uma fabricante de adesivo de parede infantil feminino ou qualquer outra empresa faz uso dessa estratégia, consegue aumentar o público que entra em contato com a marca.

Isso acontece quando se faz uso do marketing de conteúdo dentro do Inbound. Isso porque os conteúdos criados oferecem qualidade elevada, permitindo alcançar o público ideal.

Inbound Marketing aproxima os clientes

Ao invés de tentar vender qualquer coisa para o consumidor, o inbound oferece um conteúdo que ajuda a persona na prática. 

A partir disso o público se torna mais disposto a ouvir as recomendações da marca.

Além disso, ele faz com que a empresa entenda e acompanhe a reação da persona, obtendo o melhor tipo de feedback.

Melhora o poder de persuasão

Trabalhando bem o inbound, uma gráfica para impressão adesivo vinil, por exemplo, consegue fechar vendas com mais facilidade, pois o consumidor não tem dúvidas sobre o produto oferecido.

Todo o processo de inbound oferece ao público-alvo o conteúdo que precisa, para que não reste dúvidas na hora de comprar. 

De maneira resumida, são os efeitos de um relacionamento construído que fez toda a diferença na hora da decisão de compra.

Diminui o ciclo de vendas

É chamado ciclo de vendas todo o tempo que uma empresa leva para vende, desde o primeiro contato com o cliente. E o inbound reduz o tempo que o consumidor leva para comprar algo.

Essa diminuição do tempo acontece porque são oferecidos conteúdos altamente qualificados, o que resulta, também, na diminuição de custos.

Custos menores

Qualquer empresa, como uma gráfica que faça impressão de cardápios tem um custo na aquisição de clientes, e este custo é elevado.

Fazendo uso do inbound, esse gasto é reduzido, pois ele é muito mais barato do que soluções comuns, como anúncios e ativações da marca.

Mesmo reduzindo muito esses custos, a empresa não perde em qualidade, investindo apenas em uma solução mais inteligente.

Mensuração rápida de resultados

É fundamental acompanhar os resultados de qualquer estratégia de marketing para entender o que funciona ou não. 

Por meio do Inbound, acompanhar esses resultados é muito mais fácil e em tempo real, o que permite às marcas alterar suas estratégias rapidamente.

Aumento do ticket médio

Leads qualificados fazem compras de valores mais elevados do que outros. Isso porque eles passaram por todo um processo de educação sobre o produto ou serviço oferecido.

No entanto, alcançar todos esses benefícios só é possível se a empresa, como uma distribuidora de pneus Vipal souber trabalhar o inbound marketing.

Como usar o Inbound Marketing?

Para saber como aplicar as estratégias de inbound marketing corretamente, é importante conhecer seus processos, que são:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Vender;
  • Encantar.

Cada um desses processos ajuda as empresas a produzir conteúdos adequados e de valor, para as pessoas certas e no momento ideal. A partir disso é possível colocar em prática o Inbound.

Trabalhando a atração

Para empresa nenhuma é vantajoso atrair qualquer tipo de consumidor, pois isso demanda tempo e dinheiro das organizações.

Com o inbound, as empresas não atraem muitos clientes, mas sim os clientes certos. Isso gera tráfego qualificado para os canais dessas marcas, trazendo chances reais de vendas.

Para atraí-las da maneira certa, é necessário trabalhar o marketing de conteúdo, elaborando conteúdos de valor.

Sendo assim, o marketing de conteúdo é a estratégia que irá atuar em todas as etapas do funil de vendas. Ele tem como missão atrair (topo do funil); converter (meio do funil); e encantar (fundo do funil).

Esses conteúdos serão veiculados em blogs, pois é partir deles que o primeiro contato entre clientes e fabricantes de balão de ar quente acontece.

Depois disso, eles são direcionados ao site, onde as vendas propriamente acontecem. 

Já nas mídias sociais esses conteúdos serão compartilhados, fortalecendo a imagem da marca ao mesmo tempo em que divulga seus produtos.

Para converter

Depois que os usuários são atraídos, é necessário convertê-los em leads qualificados. Para isso é necessário usar boas landing pages, páginas feitas para convencer o usuário a aceitar uma oferta, como envio de e-book, por exemplo.

Os formulários presentes nessas páginas ajudam a captar informações importantes dos leads de uma empresa de recarga de extintor e diversas outras.

Para levá-los a preencher esses formulários, são usadas as CTA (Call to Action), que precisa estar sempre em destaque na landing page.

Para vender

Depois de convertido em lead, fica muito mais fácil realizar uma venda. Isso significa transformar o lead em cliente, o que exige conhecimento aprofundado sobre a persona.

Para isso, é importante contar com a automação de marketing. Por meio dela é possível manter a personalização e um relacionamento mais próximo com o lead.

O e-mail marketing faz com que os leads permaneçam interessados na marca, ao mesmo tempo em que os nutre com informações relevantes.

Para encantar

Engana-se quem acredita que o relacionamento com o cliente e todo o esforço terminam quando a venda é concretizada. 

É claro que vender é importante, mas depois que isso acontece, é necessário fazer uso de algumas estratégias pós-venda.

Para isso, é importante que uma fabricante de equipamentos para farmácia de manipulação e qualquer outra empresa meça a satisfação do seu cliente.

Também é importante manter o relacionamento sempre ativo, não permitindo que o novo cliente se esqueça da marca.

Para isso, podem ser enviados conteúdos avançados que mostrem que as necessidades dele sempre serão atendidas pela marca e que ele pode confiar sempre que precisar.

Fazendo uso das estratégias de Inbound Marketing qualquer empresa pode crescer no mercado. 

Elas atraem o cliente de maneira natural e caminham com ele durante todo o processo de venda, em meio a um relacionamento de confiança.

Isso torna a marca reconhecida de maneira positiva no setor em que atua, conquistando e fidelizando seus clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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