18 de abril de 2024

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Saiba como gerenciar as finanças da sua empresa em grandes períodos de venda

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As finanças de uma empresa são fundamentais para sua sobrevivência, por isso, ela deve ser bem gerenciada e constantemente monitorada.

Para se ter uma ideia, uma das principais causas de falência de empresas é o mau gerenciamento de suas finanças que envolvem tanto a compra quanto a venda de mercadorias.

Em algumas épocas do ano, como Natal, datas comemorativas, épocas de promoção etc., esse gerenciamento é ainda mais importante. Afinal, há um aumento significativo do movimento e do fluxo de mercadorias.

Desse modo, para realizar um bom controle, é importante contar com muitas informações e ferramentas que otimizam esse processo.

Além disso, o mercado atual é muito competitivo e o poder de compra dos consumidores tem aumentado consideravelmente. Isso pode levar a boas vendas e aumento dos lucros, mas também ao descontrole dos negócios.

Com isso, é natural que existam muitas dúvidas relacionadas a um correto gerenciamento das finanças de uma empresa e quais estratégias podem ser colocadas em prática no dia a dia da organização.

Com esse hábito diário de controle, fica mais fácil saber o que entra e sai de dinheiro da empresa, permitindo que ela cresça de forma saudável no mercado.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre a importância do gerenciamento das finanças, estratégias para melhorá-las e ações importantes em períodos maiores de vendas. Confira!

Por que gerenciar as finanças é importante?

Toda empresa precisa e deve ter um bom gerenciamento financeiro. Os processos desse gerenciamento têm como base diversas estratégias como aquelas que evitam desperdícios, gastos inesperados e diversos outros fatores que reduzem a rentabilidade da empresa.

Evitar os desperdícios e melhorar o investimento de recursos é crucial em um mercado que exige cada vez mais diferenciais das empresas. Nesse cenário, a gestão financeira controla todos os recursos monetários do negócio.

O principal objetivo dessa gestão é manter a rentabilidade da empresa, garantindo o aproveitamento máximo de todos os seus recursos.

Existem diversas estratégias que são aplicadas nessa gestão e elas visam auxiliar em questões como:

  • Controle de fluxo de caixa;
  • Gestão de pagamentos e cobranças;
  • Gestão do capital de giro;
  • Apuração de resultados financeiros;
  • Controle e registro de notas fiscais;
  • Controle de estoque;
  • Corte de gastos;
  • Planejamento financeiro adequado.

Mais do que apenas controlar toda a parte financeira de uma empresa, uma boa gestão de finanças também visa oferecer melhores condições de competitividade no mercado.

Afinal, existe uma relação direta entre a rentabilidade e a competitividade, pois influencia na facilidade de uma empresa se posicionar e conquistar suas metas.

Portanto, empresas como as fabricantes de barraquinha de crepe suíço e demais segmentos precisam conhecer algumas estratégias em gestão de finanças.

Estratégias para melhorar as finanças

Fazer um bom controle e melhorar o desempenho financeiro é o desejo de muitas empresas, seja por conta de uma crise ou para ter mais chances de crescimento. Para isso algumas das principais estratégias são:

1. Colocar tudo no papel

Essa estratégia ajuda a identificar oportunidades e antecipar os desafios. Para colocar tudo no papel, é importante ter as metas claras relacionadas tanto às despesas quanto às receitas e deixar a equipe ciente disso.

Também é importante que ao longo do ano sejam feitos ajustes para que o orçamento esteja de acordo com a realidade do dia a dia da organização.

2. Separar os gastos

Misturar gastos pessoais com os da empresa é um erro que pode trazer muitos danos aos negócios e a saúde financeira como um todo. Afinal, há movimentações constantes em mais de uma conta, buscando suprir as suas necessidades.

Por isso, o ideal é ter contas separadas, sendo uma para a empresa e outra para o proprietário do negócio.

3. Definir preços

Os equívocos na hora de precificar também podem trazer muitos prejuízos. Assim, uma boa estratégia é que uma confeitaria, por exemplo, considere os custos na produção dos produto, como um bem nascido

Vale destacar que isso deve incluir despesas fixas, impostos, margem de lucro esperada, entre outros fatores.

4. Reduzir custos

Para fazer isso é importante monitorar todos os departamentos da empresa. Também é preciso observar a autorização de despesas e negociar com fornecedores. Afinal, essas atitudes permitem melhores ajustes e negociações nas áreas de vendas.

5. Cuidado ao fazer empréstimos

Outra dica importante é ter cuidado ao fazer empréstimos. Se uma fabricante de detergente para lava louças industrial precisa recorrer a um empréstimo, o ideal é averiguar com calma propostas diferentes.

Analisar os juros, prazos para pagamentos e outras características do empréstimo é importante para não entrar em uma situação que comprometa a empresa.

Além disso, é recomendável adiantar parcelas, caso esteja dentro das condições financeiras da empresa. Isso porque parcelas antecipadas reduzem os juros cobrados.

Mais ainda, fugir de empréstimos caros é a melhor maneira de evitar um débito que pode perdurar durante muitos anos.

Essas dicas são bem simples, mas podem ajudar qualquer empresa, como uma que ofereça locação de compressor parafuso, a cuidar bem das finanças durante o ano.

Ademais, existem períodos em que as vendas aumentam consideravelmente, como Natal, Black Friday, Dia dos Pais, etc e é exatamente nessas épocas que as empresas precisam ter ainda mais atenção com as suas finanças para não saírem no prejuízo.

Ações importantes em períodos maiores de vendas

De um modo geral, as empresas trabalham com um estoque específico de seus produtos que atende perfeitamente às demandas normais. 

Contudo, em datas comemorativas e períodos específicos as vendas podem aumentar e comprometer o estoque e o orçamento de empresas que não estavam preparadas.

Por conta disso, é necessário fazer uso de algumas estratégias como a contratação de profissionais capacitados.

Por exemplo, uma fabricante de sistema de pressurização residencial deve contar com um funcionário que entenda bem de assuntos financeiros. Afinal, ele saberá como montar um planejamento estratégico que atenda às altas demandas de tais períodos do ano.

Esse profissional precisa ter domínio de informações como contabilidade e demonstrações financeiras, além de visualizar possibilidades de investimentos com retorno positivo.

Organizar todas as informações necessárias antes de fazer um planejamento para períodos de alta nas vendas também é fundamental. Para isso, é necessário disponibilizar todas as informações e dados da empresa, sempre de maneira organizada.

Somente com os números reais nas mãos o planejamento fica consistente e atende a realidade da empresa, dentro das suas especificidades. Isso permite um planejamento adequado e decisões mais ágeis e acertadas.

Existem, também, diversos relatórios que precisam ser analisados. 

Para se ter uma ideia, uma revendedora de reator de vidro encamisado emite diversos documentos e lançamentos que ajudam a estabelecer uma boa gestão durante os períodos de aumento das vendas.

Dentre esses relatórios, é preciso constar:

  • Faturamento mensal;
  • Produtos mais vendidos;
  • Controle de fluxo de caixa;
  • Contas a pagar e a receber;
  • Controle de gastos por categorias.

Assim como é importante contratar um profissional para ajudar na gestão financeira da empresa, é importante que o proprietário do negócio também entenda um pouco do assunto.

Saber alguns conceitos básicos como fluxo de caixa, lucro e prejuízo, entre outros, permite que o gestor avalie melhor o negócio e a gestão financeira, além de conseguir monitorar as estratégias utilizadas.

Também é importante analisar os fatores internos e externos que possam ameaçar as finanças do empreendimento.

Quando o empreendedor tem essa visualização e encontra o que é favorável ou desfavorável, consegue estabelecer uma estratégia melhor.

Isso permitirá atacar os pontos negativos e potencializar os pontos positivos, diminuindo riscos para o negócio durante épocas em que as vendas podem ultrapassar o previsto, assim como para o cotidiano do estabelecimento.

Um dos erros de gestão de finanças mais comuns e que mais atrapalham os negócios é fazer uma gestão que não tenha como base o dinheiro que a empresa realmente tem, contraindo dívidas.

Por esse motivo, é importante que o planejamento não contabilize possibilidades de empréstimo e valores extras incertos.

Por exemplo, uma empresa de conserto de empilhadeira manual hidráulica monta uma estratégia financeira com base em suas projeções de ganhos.

No entanto, ela também precisa se basear em previsões realistas que analisam o que ela tem em caixa e o ganho esperado.

A gestão das finanças envolve um planejamento financeiro que nunca deve ser feito pensando na possibilidade de contrair dívidas, como empréstimos. Tal atitude, ao longo do tempo, pode se repetir ao ponto de se tornar uma bola de neve.

É importante ressaltar que tanto o funcionário responsável pela gestão financeira da empresa quanto o gestor ou proprietário devem estar envolvidos nela, como já mencionado.

Isso porque, seja uma loja de roupas ou uma oficina de troca de óleo automotivo para carros hyundai, todos passam por períodos de aumento das vendas.

É muito comum ouvir falar que as empresas precisam se planejar para períodos de crise, mas quando as vendas ultrapassam suas possibilidades sem nenhuma previsão, esse fator também pode desencadear muitos problemas.

Portanto, o ideal é estar com a gestão financeira em dia para acompanhar a demanda e crescer no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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