23 de abril de 2024

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Inbound ou Outbound: saiba qual estratégia pode ser mais assertiva

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O marketing registrou uma grande mudança nos últimos anos, principalmente por conta do avanço da tecnologia e da internet.

Atualmente, o marketing digital é a principal estratégia utilizada pelas marcas para divulgação dos seus produtos e serviços. 

A técnica também é utilizada para estabelecer a identidade da marca dentro do mercado, que está cada vez mais competitivo.

A razão para tantas mudanças, são as diversas formas que as pessoas consomem, principalmente, na internet. 

Com a facilidade de ter tudo na palma da mão, os consumidores têm acesso ao que precisam antes de comprar. Durante a pesquisa, eles conseguem visualizar diferentes marcas que oferecem o mesmo produto. 

Com toda a competitividade do mercado, as instituições escolhidas são as que fornecem mais confiança e segurança para os consumidores.

Além disso, as empresas devem estabelecer um relacionamento saudável com o público-alvo. 

Em outras palavras, as marcas preferidas pelos consumidores são aquelas que sabem trabalhar com o marketing digital, principalmente com as estratégias de Inbound e Outbound.

Saber utilizar corretamente essas técnicas é mais do que um diferencial, atualmente é uma necessidade para quem quer se destacar no mercado, atrair consumidores e finalizar com sucesso uma jornada de compra. 

Pensando nisso, este artigo explicará o que é Inbound e Outbound marketing, as diferenças entre eles e as melhores estratégias para aplicá-los. 

O que é Inbound Marketing?

Antigamente, antes da internet se tornar o pilar do marketing e dos consumidores, as estratégias de venda eram, basicamente, interromper a ação do consumidor. 

Hoje em dia, isso continua existindo, no entanto, apesar de ainda trazer resultados, deixou de ser a primeira opção das empresas. 

O Inbound Marketing se tornou uma das estratégias mais utilizadas, afinal ele se baseia em atrair a atenção do consumidor. 

Para isso, são criados e compartilhados conteúdos voltados especificamente para o público-alvo da marca.

Quando atraídos, os consumidores permitem a comunicação com a empresa, de forma direta, criando, assim, um relacionamento duradouro.

De maneira resumida, é uma estratégia em que os clientes vão até a marca, atraídos por sua mensagem. 

Dessa maneira, fica mais fácil levar aos consumidores as soluções que precisam, possibilitando, inclusive, sua fidelização.

Por outro lado, existe outra estratégia que faz uso de uma abordagem diferenciada. Agora vamos explicar mais sobre isso. 

O que é Outbound Marketing?

Enquanto o Inbound usa as suas estratégias como um imã, o Outbound pode ser comparado com um alto-falante que desperta a atenção imediata do consumidor.

Pensando dessa forma, podemos considerar que o Outbound é uma maneira mais ativa de captar clientes.

Ao identificar aquele consumidor que tem perfil para se tornar cliente, o Outbound entra com diversas estratégias de abordagem. 

Na internet, os usos mais comuns de Outbound que podemos encontrar são as propagandas do YouTube, uso de redes sociais como Facebook e também Google AdWords.

Já fora da internet, uma fabricante de escada metálica caracol, por exemplo, pode fazer uso de propagandas em TV, rádio, outdoors, entre outros meios.

Para entendermos melhor como cada uma dessas estratégias funciona, é interessante fazer uma comparação entre elas.

Diferenças entre Inbound e Outbound

Para que seja mais fácil o entendimento da diferença entre as duas estratégias, acompanhe o exemplo que criamos:

Uma empresa fabricante de barraquinha de crepe para festa infantil usa o Inbound para atrair e educar seus potenciais clientes, por meio de conteúdos relevantes.

Em contrapartida, ela usa o Outbound para criar leads pré-qualificados, trabalhando com eles por meio de prospecção ativa.

Podemos, ainda, citar como principais diferenças:

  • Comunicação;
  • Custos e ROI (Retorno sobre o Investimento);
  • Qualidade do conteúdo;
  • Ferramentas;
  • Entre outros pontos.

A maneira como o consumidor é impactado pela mensagem é uma das principais diferenças entre as duas estratégias. 

O Inbound trabalha com uma abordagem menos invasiva, enquanto o Outbound é mais interruptivo.

A primeira estratégia é mais barata, porém, seu ROI é mais lento. Já a segunda, apesar de mais custosa, tem um retorno mais rápido.

O Inbound gera conteúdos de qualidade elevada. Já o Outbound, por sua vez, gera um conteúdo que desperta no lead o interesse em continuar a conversa sobre o assunto.

Quanto às ferramentas, no Inbound é fundamental fazer uso de boas plataformas de automação de marketing, além de um bom CMS (Content Management System), ou em português, ‘Sistema Gerenciador de Conteúdo’. 

Outra opção para o Inbound seria usar um blog para veicular os conteúdos, tal técnica pode ser utilizada, por exemplo, por um buffet para casamento de churrasco.

Para o Outbound, é necessário usar uma plataforma para gerenciar as listas de leads, isso desde o processo de prospecção até o fechamento das vendas.

Tendo essas informações como base, é importante que as empresas conheçam as principais estratégias dessas duas opções para fazer o melhor uso delas.

Principais estratégias do Inbound e Outbound

Esses dois pilares do Marketing Digital podem ser usados por todo e qualquer tipo de empresa, independentemente do produto ou serviço que ofereça. 

Uma confeitaria, por exemplo, pode usar essas estratégias para divulgação de seus produtos, como bem vividos.

1 – Inbound

No caso do Inbound marketing, suas ações se baseiam em atrair, converter, vender e encantar. Durante esses quatro processos, diferentes estratégias são aplicadas.

Para conseguir atrair, uma marca precisa trabalhar na criação de conteúdo relevante, por meio do marketing de conteúdo. 

Para veicular esse conteúdos criados a partir das premissas do marketing de conteúdo, diversos canais podem ser utilizados, como no caso dos blogs. 

Um laboratório para análise clínica infantil pode usar o blog para abordar assuntos que despertem o interesse do seu público-alvo.

Os sites são mais usados para vender o produto ou serviço, assim o cliente chega naturalmente a ele, por meio de conteúdos que acessou no blog. 

As redes sociais também ajudam a divulgar os conteúdos, e as estratégias em SEO facilitam para que o conteúdo seja encontrado.

Para a etapa da conversão são usadas landing pages, que são páginas criadas para convencer o visitante a realizar alguma ação dentro do site. 

Normalmente, essa ação se resume em uma troca, na qual a empresa oferece um conteúdo de qualidade e o visitante alguns dados.

Para que essa ação se concretize, é utilizado o call to action, que leva o usuário a realizar uma ação, como “preencha o formulário e saiba mais sobre serviço de entrega com fiorino”. 

Durante o processo de venda, é necessário o uso de algumas ferramentas, como uma para automação de marketing. Essa ferramenta mantém a personalização dos conteúdos para cada lead. 

O e-mail marketing também é usado para manter o relacionamento com o cliente durante esse processo.

Enquanto nutre o lead, as possibilidades de fechamento de vendas se aproximam. Ao concretizar a venda, é hora de trabalhar o pós-venda, mantendo um relacionamento ativo com o cliente, mostrando interesse nele por meio de um conteúdo avançado.

2 – Outbound

Nos últimos anos, apesar de algumas empresas considerarem a prospecção orgânica de consumidores muito mais eficiente, as estratégias Outbound não foram deixadas de lado.

Mesmo com as estratégias tradicionais ainda em alta, por meio da internet o Outbound se reinventou e continua crescendo muito.

Um exemplo de seu uso são os vídeos no YouTube. Eles fazem parte da rotina dos usuários dessa plataforma e são uma maneira bem ativa de prospecção.

Outra forma muito utilizada é o link patrocinado. Por exemplo, uma empresa de estrutura pré fabricada para shopping faz uso dos links patrocinados para se destacar nos resultados de busca em sites, como o Google.

Ao digitar uma pesquisa, o usuário tem como resultado alguns links relacionados a sua procura, que são identificados como anúncios e aparecem sempre no topo ou final da lista.

Esses destaques ajudam as empresas a serem mais facilmente encontradas por seus consumidores e, consequentemente, podem aumentar o número de vendas.

O fato é que, tanto o Inbound quanto o Outbound são estratégias importantes e que podem ser usadas por todos os tipos de empresa, desde fabricantes de algodão hidrófilo 1kg até supermercados.

Essas estratégias do Marketing Digital são inteligentes e têm como missão atrair o público-alvo certo de cada marca. 

As campanhas não são direcionadas indiscriminadamente, por isso trazem resultados muito melhores.

As duas estratégias podem ser usadas juntas ou separadas, fica a critério da marca decidir. Mas independentemente disso, conhecendo-as bem e sabendo usá-las, os resultados são muito positivos.

Lembre-se, é importante sempre trabalhar com as peças que você já tem em mãos, para conseguir ficar dentro do orçamento, mas, é claro, sem perder de vista o crescimento e o reconhecimento. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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