S. Bárbara sedia reunião da Câmara Temática de Defesa Civil da RMC


Santa Bárbara d’Oeste sediou nesta quarta-feira (24) a reunião ordinária da Câmara Temática de Defesa Civil da RMC (Região Metropolitana de Campinas), formada por 20 cidades. O encontro aconteceu no Plenário “Dr. Tancredo Neves”, da Câmara Municipal. O objetivo da Câmara Temática é integrar as Defesas Civis da Região e traçar ações para a resolução e prevenção de problemas na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Os municípios, que participam efetivamente da Câmara Temática, receberão recurso da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), destinado à compra de viaturas com equipamentos de prevenção e combate a incêndio.

 

Dentre os assuntos em pauta foram finalizadas algumas questões referentes à Operação Estiagem 2015, Operação Integrada, Programa Município Verde e Azul do Governo do Estado de São Paulo, Regulamentação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e Apresentação das Propostas dos Recursos do FUNDOCAMP (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas). A reunião foi presidida pelo coordenador regional de Defesa Civil e promotor da ONU na Campanha Construindo Cidades Resilientes, Sidnei Furtado, e pelo responsável técnico da Câmara Temática pela AGEMCAMP, Sérgio Comide. Estiveram presentes, além dos municípios que integram a RMC, as Defesas Civis das cidades de Capivari, Piracicaba, Rio das Pedras, Limeira, Águas de São Pedro e Rio Claro.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Santa Bárbara, Joaquim Pedro dos Santos, foi a primeira vez que Santa Bárbara sediou a reunião da Câmara Temática da Defesa Civil. “Foi abordada toda a diretriz de trabalho para a RMC durante o período de estiagem, como ações de prevenção de incêndio, monitoramento climático realizado diariamente, vistorias preventivas e aumento do patrulhamento ambiental. Receberemos uma viatura modelo caminhonete, tanque rígido de aproximadamente dois mil litros, acoplado com mangueiras e motor, auxiliando no nosso trabalho na cidade”, disse.

Representando a Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), o comandante da Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara, Samuel Silas, ressaltou que a  Defesa Civil da cidade está empenhada durante todo ano em diversas ações em prol da população. “Além da operação estiagem, o órgão realiza patrulhamentos preventivos próximos às rodovias, também nos bairros e áreas de APP (Área de Preservação Permanente) com cooperação entre as demais secretarias, além da conscientização entre a população e Defesa Civil sobre os riscos de queimadas e intoxicação pela fumaça e sua prevenção e conscientização”, frisou.

Operação Estiagem

Iniciada em maio deste ano, a Operação Estiagem é uma atividade promovida anualmente pela Defesa Civil de cada município durante o período do ano em que há maior incidência de frio e incêndios, decorrentes do tempo seco e da baixa umidade relativa do ar. Entre os itens do decreto, a Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), por meio da Defesa Civil, é responsável pela coordenação do plano de Contingência de Defesa Civil para Operação Estiagem na cidade, tendo em vista a baixa umidade relativa do ar, as quedas bruscas de temperatura e a estiagem, que ocorrerem neste período.

A Operação segue até 30 de setembro nesse período, prevê ações propícias ao bem-estar social, tais como monitoramento ininterrupto da umidade relativa do ar, a articulação e a realização de vistorias preventivas em áreas de preservação e de interesse estratégico com alto índice de risco de incêndio, além da promoção de atividades de repressão de incêndios em vegetação.

Câmara temática

 

A Câmara Temática de Defesa Civil da RMC faz parte da Agemcamp é focada em integrar a organização, o planejamento e a execução das funções públicas de interesse comum na região, que é formada por Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

 

Fotos: Marcel Carloni

 

Assessoria de Imprensa

 

Comentários

Notícias relacionadas