Americana e Cosmópolis definem ações do Programa Município VerdeAzul


As cidades de Americana e Cosmópolis já definiram as ações intermunicipais que serão realizadas no Programa Município VerdeAzul – Ciclo 2015. As atividades foram discutidas na última segunda-feira (22/6) durante reunião na Casa da Agricultura, em Cosmópolis.

 

Segundo a interlocutora do programa de Americana, Kátia Cristina Mansettte Birke, da Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura, haverá continuidade das ações de plantio às margens do Córrego Jacutinga e serão realizadas ações educativas sobre a importância da agricultura orgânica  e da inscrição de agricultores no SICAR, entre outras atividades.

 

Participaram do encontro, o interlocutor de Cosmópolis, Fernando Aparecido Costa, e os representantes de Cosmópolis, Antonio Conservan, e de Americana, Eduane Lins Sebastião. As ações serão realizadas em julho.

 

O programa ambiental Município VerdeAzul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, tem o objetivo de estimular e capacitar as prefeituras no desenvolvimento de ações estratégicas na gestão ambiental, envolvendo toda a sociedade, com avaliação da eficácia do municípios na condução das ações propostas ao final de cada ciclo.

 

Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a partir dessa avaliação, são disponibilizados à Secretaria, ao Governo de Estado, às prefeituras e à população, o Indicador de Avaliação Ambiental-IAA. A participação do município no programa é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP).

 

Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, Americana ocupa a 11º posição no ranking de reconhecimento de ações em prol do meio ambiente e somente 118 cidades têm a certificação do Selo VerdeAzul, indicando que o município tem avançado na política ambiental, informou o secretário de Meio Ambiente de Americana, Adriano Camargo Neves.

 

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas