S. Bárbara sedia 6º Encontro Nacional de Capoeira


A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, apóia o 6º Encontro Nacional de Capoeira que será realizado no município nos dias 14 e 15 de agosto na Estação Cultural e no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) do Planalto do Sol II, respectivamente. O evento é um projeto da Associação de Capoeira de Santa Bárbara que foi contemplado e aprovado pelo Conselho Municipal de Política Cultural por meio do Edital n. 01/2014. A entrada é franca.

 

A programação contará com oficinas, palestras, rodas, batizados, troca de cordas, formatura e confraternização. Foram convidados mestres, professores e contramestres da região, de São Paulo e do Rio de Janeiro. “O objetivo é trazer novos conhecimentos, para que os alunos aprendam com outros mestres”, declarou o presidente da Associação de Capoeira de Santa Bárbara, Luis Valdinei Augusto, conhecido nas rodas de capoeira como “Mestre Luisão”. As oficinas são gratuitas para quem pratica capoeira e não é necessário efetuar inscrição.

 

Capoeira

 

Praticar capoeira traz diversos benefícios, tanto físicos como mentais. Além de fortalecer a musculatura, ela melhora o condicionamento físico, coordenação motora e equilíbrio. O exercício que mescla arte, luta e dança, desestimula a timidez, promove a auto estima e alivia o estresse. Para as crianças é uma prática que incentiva o convívio social e a disciplina. “Ajuda as crianças a serem mais saudáveis, a acalmar as mais agitadas e deixar as tímidas mais comunicativas. E o mais importante: deixa as crianças longe das drogas”, concluiu Mestre Luizão.  Em Santa Bárbara d´Oeste, a Secretaria de Cultura e Turismo oferece aulas gratuitas de capoeira no CEU e no Centro Cultural e Biblioteca Leo Sallum . No próximo dia 3 de agosto é comemorado o “Dia do Capoeirista” (Lei Estadual n. 4649/85).

 

Serviço

 

Programação

 

Sexta (14/08)

18 horas – Oficina de Capoeira Angola

18h45 – Oficina de Capoeira Regional

19h30 – Oficina de Canto

20h15 – Oficina de Instrumentos

21 horas – Oficina Contemporânea

21h30 – Palestra e Roda dos Mestres

Local: Estação Cultural – Avenida Tiradentes, 02, no Centro

 

Sábado (15/08)

14 às 19 horas – batizado, troca de corda, formatura e roda para os visitantes

Local: CEU – Local: CEU – Rua Argeu Egidio dos Santos, 100, no Planalto do Sol II

19h30 – Confraternização

Local: Clube dos Cavaleiros: Rua Prof. Antonio Domingues, 166, na Vila Oliveira

 

Foto: Divulgação

 

Comentários

Notícias relacionadas